Phil Collins sobre parar de tocar bateria por problema de saúde: "Chocante"
Músico falou sobre aposentadoria e ter parado com o instrumento que toca desde os 5 anos em novo documentário

O músico Phil Collins, 73, desabafou sobre não conseguir tocar bateria por conta de uma lesão na coluna. O baterista do grupo Genesis perdeu a habilidade de tocar seu instrumento há quase três anos. Ele se aposentou em março de 2022, e agora deu aos fãs uma atualização comovente sobre sua condição.
No documentário "Phil Collins: Drummer First", lançado no YouTube, ele disse: "Ainda estou assimilando... Passei toda a minha vida tocando bateria. De repente, não poder fazer isso é chocante."
Collins ganhou seu primeiro par de baquetas aos cinco anos de idade e diz que o trabalho árduo de tocar bateria "teve um preço alto" em suas mãos e pernas. "Se eu não puder fazer o que fiz tão bem quanto fiz, prefiro relaxar e não fazer nada. Se eu acordar um dia e conseguir segurar um par de baquetas, então vou tentar. Mas sinto que já fiz o que podia."
O filho de Phil e seu sucessor na bateria, Nic Collins, de 23 anos, também foi entrevistado para o documentário. Em um trecho da produção, ele afirmou que músicos e "pessoas em bandas" acham que são "invencíveis".
"Acho que é exatamente isso com meu pai, apenas esse tipo de sensação de: ‘Você é baterista, você é invencível, você faz o que faz’. Mas não sabe que isso vai cobrar seu preço a longo prazo."
Nic também mencionou que seu pai passou por uma “grande cirurgia” na região cervical em 2015, que foi resultado de muitos anos tocando bateria e de uma má postura”.
Phil também sofre de “pé caído”, condição neuromuscular que dificulta levantar a parte da frente do pé, tornando quase impossível tocar bateria, e também usa uma bengala para andar.
Seis meses antes de dar adeus às baquetas de vez, o astro falou sobre sua resistência física em declínio.
Ele disse à BBC: "Estou fisicamente limitado, o que é muito frustrante, porque, sabe, eu adoraria estar tocando lá em cima com meu filho. Mal consigo segurar uma baqueta com esta mão, então há certas limitações físicas que atrapalham."