Pinacoteca Contemporânea conta história do Carnaval em exposição
Maior mostra já feita sobre o tema reúne fantasias, plantas de sambódromos e vídeos
A exposição "Trabalho de Carnaval" está em cartaz na Pinacoteca Contemporânea, em São Paulo. A maior mostra já feita sobre o assunto reúne fantasias que saíram diretamente dos desfiles das escolas de samba, plantas baixas dos sambódromos e vídeos que resumem a história da festa em diversas regiões do país.
As obras foram escolhidas para promover reflexões sobre a representatividade dos trabalhadores, a relação do Carnaval com o espaço urbano e rural e a falta de valorização da organização dos desfiles e blocos que tomam as ruas em fevereiro.
"Trabalho de Carnaval" tem curadoria de Ana Maria Maia e Renato Menezes e reúne mais de 200 obras de artistas como Alberto Pitta, Bajado, Bárbara Wagner, Ilu Obá de Min, Heitor dos Prazeres, Juarez Paraíso, Lita Cerqueira, Maria Apparecida Urbano, Rafa Bqueer e Rosa Magalhães.
A Pinacoteca Contemporânea foi escolhida para sediar a exposição por ter uma relação muito próxima com a festa. Até 1919, os desfiles das escolas de samba de São Paulo aconteciam na avenida Tiradentes, onde hoje está o museu.
Serviço
Exposição "Trabalho de Carnaval"
- Local: Pinacoteca Contemporânea
- Endereço: Avenida Tiradentes, 273, Luz, São Paulo — SP
- Data: 8 de novembro de 2025 a 12 de abril de 2026
- Horário de funcionamento: de quarta a segunda, das 10h às 18h


