#CNNPop

Prefeitura de SP pede desocupação do terreno do Teatro Contêiner

Companhia Mungunzá de Teatro denunciou a ação dos órgãos oficiais e pediu ajuda para defender o espaço

Giovana Christ, da CNN
Espaço cultural fica localizado na região central de São Paulo
Espaço cultural fica localizado na região central de São Paulo  • Teatro Container
Compartilhar matéria

A Companhia Mungunzá de Teatro recebeu uma notificação da Prefeitura de São Paulo para desocupar o terreno em que hoje fica o Teatro Contêiner Mungunzá, espaço cultural e social, localizado no centro da capital paulista.

Nas redes sociais, Marcos Felipe, um dos artistas responsáveis pela organização fez um apelo nesta quinta-feira (28) mostrando o momento em que o documento o foi apresentado e pedindo ajuda. A prefeitura se pronunciou em nota à CNN, dizendo que tentou marcar uma reunião na última quarta-feira (27) com a companhia -- que não compareceu ao compromisso -- e que pretende recuperar a região central da cidade.

De acordo com a notificação lida por Marcos, a Prefeitura está pedindo a devolução do terreno para colocar em prática ações para acolher pessoas em situação de vulnerabilidade sociais e combater os problemas de moradia da cidade.

"No ano de 2016 nós viemos em um terreno completamente em desuso e construímos o Teatro de Contêiner, uma referência que, aos longos desses últimos nove anos, abrigou diversas coletividades. Nós produzimos mais de quatro mil ações artísticas e sociais", disse o ator.

Ainda, a Companhia Mungunzá pediu pelo posicionamento do secretário de cultura de São Paulo para defender a permanência do espaço no centro da cidade.

Nos comentários da publicação do Teatro de Container, artistas como Matheus Solano e Samuel de Assis se manifestaram, oferecendo apoio neste momento difícil para o espaço cultural.

Leia a nota da prefeitura na íntegra

A Prefeitura de São Paulo informa ter convidado representantes do teatro para uma reunião na última quarta-feira, na qual discutiria a situação no local. Nenhum representante do teatro compareceu. A Prefeitura ressalta que vinha promovendo, desde o ano passado, reuniões com representantes do equipamento. A administração municipal reitera que a área será destinada a atendimento de famílias cadastradas em serviços municipais e moradores da região no âmbito das ações integradas que vêm recuperando toda a região central da cidade.

Confira também o vídeo da Companhia Mungunzá de Teatro

Acompanhe Entretenimento nas Redes Sociais