Prêmio Jabuti 2021 anuncia segunda lista de finalistas

Com um aumento de 31% nas inscrições, participantes destacam produções sobre temáticas contemporâneas, políticos e direitos humanos - finalistas foram divulgados nesta terça-feira (16)

Prêmio Jabuti escolhe os melhores lançamentos do ano na Literatura
Prêmio Jabuti escolhe os melhores lançamentos do ano na Literatura Rovena Rosa/Agência Brasil

Da CNN

Ouvir notícia

Nesta terça-feira (16), o Jabuti, importante prêmio literário brasileiro, anunciou os cinco finalistas em cada uma das 20 categorias de sua 63ª edição, que acontece no próximo dia 25.

Dividida nos eixos Literatura, Não Ficção, Produção Editorial e Inovação, a premiação deste ano teve um aumento de 31% nas inscrições em relação à edição anterior – foram cerca de 3,4 mil obras inscritas ao todo. A cerimônia, que acontecerá virtualmente, vai entregar ainda o prêmio Livro do Ano, concedido à obra com a maior nota atribuída pelo júri entre os vencedores das categorias Literatura e Não Ficção.

O evento será transmitido pelo canal da Câmara Brasileira do Livro no YouTube, conduzido pelo ator Dan Stulbach. O escritor Ignácio de Loyola Brandão, imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL), será homenageado como a Personalidade Literária do Jabuti.

Os vencedores em cada categoria recebem a estatueta e um prêmio de R$ 5 mil, enquanto o ganhador do Livro do Ano é agraciado com R$ 100 mil. Em 2020, a poeta Cida Pedrosa foi a vencedora, com “Solo Para Vialejo”.

Circulando por diferentes caminhos narrativos, as cinco obras que concorrem ao Prêmio Jabuti 2021 na categoria Romance Literário tocam em temáticas contemporâneas como racismo, desigualdade social, minorias, crise política e desamparo. Confira na galeria.

Mais Recentes da CNN