#CNNPop

Quadrinhos, dublês e mais: conheça bastidores do filme de Mauricio de Sousa

Cinebiografia sobre a vida e legado do cartunista chega aos cinemas em 23 de outubro

Ana Beatriz Dias, da CNN
Compartilhar matéria

A vida e carreira de Mauricio de Sousa será retratada em um novo filme, que chega aos cinemas em 23 de outubro, dias antes do cartunista completar 90 anos.

Em entrevista coletiva realizada com a imprensa antes do lançamento, Pedro Vasconcelos, responsável pela direção e roteiro do filme, e Mauro Sousa, filho do artista que protagonizou a obra, concederam alguns detalhes de bastidores para a criação do longa.

Alerta de spoilers: o texto contém spoilers de "Mauricio de Sousa - O Filme"

Mauricio participou do roteiro do filme

Logo de início, Pedro e Mauro mencionam que as gravações ocorreram há três anos e que o próprio homenageado, participou da montagem e do roteiro da obra.

"Ele queria que todo mundo soubesse como que os personagens apareceram, como que era a relação com os filhos, com trabalho, com as coisas da vida, até o primeiro gibi", explica Mauro.

Dublê de desenho?

Na obra, Mauricio ainda é retratado realizando seus quadrinhos e desenhos, além de seus clássicos personagens que viriam a se tornar parte da Turma da Mônica.

Apesar de ser filho do artista, Mauro cita que não possui o dom para desenho e contou com a ajuda de um dublê para as cenas das criações das ilustrações, no entanto, revelou que era ele mesmo que fazia a assinatura clássica de seu pai.

"Cheguei a olhar como estava a unha dele [do dublê] para saber se estava parecida com a minha para parecer o mais próximo possível", brinca.

Pedro, ainda explica que foi o seu cunhado que se tornou responsável pelos desenhos. "Ele ficou sete dias estudando. Eu peguei os desenhos dele e levei para o Maurício. E ele disse: 'Quem fez? Fui eu?' e eu falei: 'Não, foi esse menino maravilhoso aqui, Eduardo, ele vai ser o seu dublê de desenhos no filme, tudo bem?' e ele falou: 'Aprovadíssimo, que traço firme, que coisa impressionante'".

Gravação em "quadrinhos"

Pedro ainda selecionou uma abordagem diferente para realizar as gravações do filme e também comentou sobre a sua escolha no evento.

"Uma coisa legal também é sobre o conceito do filme. Na verdade, a gente reconhece o Mauricio pelos quadrinhos dele, e eu queria contar essa história em quadrinhos. Não sei se vocês perceberam, mas 99% do filme está com a câmera travada, sem movimento nenhum, e as cenas acontecem dentro desse 'quadrinho'".

Mauro, também comentou sobre a escolha do diretor: "Eu lembro quando o Pedro falou: 'Mauro, a câmera não vai se movimentar.' Eu perguntei: 'Como assim, Pedro?'. E realmente, em várias cenas, a câmera estava muito próxima do meu rosto, algo novo para mim. Foi muito diferente e, no começo, até difícil."

Segundo o ator, um dos dez filhos do cartunista, Mauricio continua "simples, humilde e sorridente" e tentou trazer essas características para a tela, por meio de seu sorriso e olhar.

"O Pedro falava muito: 'Mauro, os olhos…Os olhos são a janela da alma. Você tem que contar essa história através deles.' Isso era muito importante para o resultado que buscávamos."

Antes mesmo da finalização da versão final do filme, Mauricio de Sousa teve a oportunidade de assistir ao filme e sua reação também foi revelada pelo ator.

"Foi um momento tão especial e foram lágrimas do começo ao fim e sorrisos. Eu lembro do meu pai assim, ele apontava e me olhava, dava um sorrisinho, apontava e falava: 'É, foi assim mesmo que aconteceu' ou ele simplesmente pegava assim no meu braço, na minha mão e apertava com muito orgulho."

Veja o que esperar da cinebiografia.

Acompanhe Entretenimento nas Redes Sociais