Qual a diferença entre remake e reboot?
Termos usados para filmes e séries dão indícios das histórias que serão contadas nas obras


Cada vez mais termos como “remake” e “reboot” são citados ao falar de filmes ou séries. Mas você sabe o que isso quer dizer? A CNN te explica o que são e qual a diferença entre eles. (Veja abaixo).
O que é um remake?
O termo “remake” é geralmente usado em referência a um filme ou série que usa uma obra anterior como fonte principal – quase que como uma refilmagem, mas que pode sofrer pequenas mudanças ou atualizações no roteiro.
Muitas vezes um remake é feito para uma nova audiência com um novo elenco, mas contando uma mesma história.
Por exemplo, o clássico do “Footloose – Ritmo Louco” (1984) ganhou um remake em 2011. Ambas produções contam a mesma história e contém cenas iguais.
Outro filme que é uma refilmagem é “Onze Homens e Um Segredo” (2001). A primeira versão foi lançada em 1960.
No universo de séries, o sucesso “Suits” ganhou um remake sul-coreano. A mesma história é contada, mas em outra língua e local.
No Brasil, a novela “Renascer”, que está sendo exibida na TV Globo, é um remake da obra que foi ao ar em 1993.

O que é um reboot?
Já quando se fala em um reboot, trata-se de uma “reinicialização” de uma história – que resgatará um universo, personagens, mas terá um roteiro diferente. Portanto, significa uma nova versão de um filme ou série.
O filme “As Panteras” (2019) é um reboot do seriado homônimo de 1976, que já havia ganhado uma versão no cinema nos anos 2000.
Em 2022, a série “Gossip Girl” ganhou um reboot com novos personagens, mas no mesmo universo. Além disso, o título fazia referência à produção original e conto com participações de atores da primeira trama.

Veja também: a diferença entre prequel, sequel e spin-off.