Quem é Taylor Jenkins Reid, que teve livros adaptados para TV e cinema
Autora é responsável por títulos como "Daisy Jones & The Six" e "Os Sete Maridos de Evelyn Hugo"
As obras de Taylor Jenkins Reid começaram a chegar ao Brasil em 2019, quando os dois principais sucessos da autora, “Daisy Jones & The Six” e “Os Sete Maridos de Evelyn Hugo”, foram lançados pela Editora Paralela. A partir disso, livros novos e antigos da norte-americana foram traduzidos para o português e vendidos em solo brasileiro.
Ela lançou seu primeiro livro, “Para Sempre Interrompido”, em 2013. Ao longo dos anos, escreveu mais quatro obras até alcançar o sucesso com “Daisy Jones & The Six”, em 2019. Além do êxito de vendas, a trama virou série – protagonizada por Riley Keough e Sam Claflin e lançada pelo Prime Video em 2023.
Ao lado do marido, Reid também escreveu a adaptação de uma obra sua, mas dessa vez para o cinema. “Amor(es) Verdadeiro(s)”, de 2015, ganhou uma versão nas telonas com Phillipa Soo, Simu Liu e Luke Bracey em 2023.
Alguns anos depois, a autora caiu no gosto do BookTok, comunidade no TikTok voltada para livros, que resgatou seu livro de 2017, “Os Sete Maridos de Evelyn Hugo”, levando-o a entrar na lista de best-sellers do The New York Times no ano passado. Os direitos da obra foram adquiridos pela Netflix, que adaptará a história em um filme.
Quem é Taylor Jenkins Reid
Ela estudou cinema e televisão na Emerson College, em Boston, nos Estados Unidos, e começou sua carreira na produção de filmes. Depois de se formar, Reid se mudou para Los Angeles, onde conseguiu o cargo de assistente de elenco, tendo seu primeiro trabalho no longa “Anjos da Vida – Mais Bravos que o Mar” (2006), estrelado por Kevin Costner e Ashton Kutcher.
Nessa época, ela também trabalhava em uma escola e escrevia como hobby nas horas vagas até que decidiu largar o emprego e focar na escrita. Em 2011, a norte-americana assinou com seu primeiro agente e escreveu o primeiro livro, “Para Sempre Interrompido”. Ele odiou e a parceria foi descontinuada, segundo Reid contou para o The New York Times.
Ela reescreveu a história e enviou para 30 agentes. 29 negaram e um viu futuro e vendeu o livro. Nos anos seguintes, ela escreveu três obras: “Depois do Sim” (2014), “Em Outra Vida, Talvez?” (2015) e “Amor(es) Verdadeiro(s)” (2016), que tiveram um sucesso comercial mediano.
Em 2017, ela escreveu o que viria a se tornar seu maior sucesso literário, “Os Sete Maridos de Evelyn Hugo”, que à época teve um bom resultado, melhor que os demais livros, mas ainda abaixo do que alcançaria anos depois.
Nesse período, Reid assinou com uma nova agente, Theresa Park, que também representa o romancista Nicholas Sparks (“Um Amor Para Recordar” e “Querido John”). Foi com ela que lançou seu primeiro sucesso imediato, “Daisy Jones & The Six”, em 2019. A obra estreou em terceiro lugar na lista dos mais vendidos de ficção.
Entrando em um novo patamar no mercado editorial, a autora emplacou “Malibu Renasce” (2021). Durante a divulgação da obra, os booktokers descobriram “Os Sete Maridos de Evelyn Hugo” e o livro viralizou no TikTok, alcançando números inéditos para a autora e o tornando seu maior sucesso de vendas.
“Carrie Soto Está De Volta” (2022) foi seu último lançamento, que liderou a lista de best-sellers do The New York Times.
Estilo
O universo literário de Taylor Jenkins Reid não está ligado e é composto por diversos gêneros, mas em seus principais sucesso há uma semelhança: mulheres famosas. “Daisy Jones & The Six”, “Os Sete Maridos de Evelyn Hugo” e “Carrie Soto Está De Volta” acompanham celebridades de diversos âmbitos: música, cinema e esporte.
As histórias tratam de personagens fictícios, mas que muitas vezes foram inspiradas por personalidades ou histórias reais.
“Sempre fui atraída pelas pessoas que elevamos em uma sociedade. A fama nos diz muito sobre nossos desejos e demônios. As pessoas que canonizamos são um reflexo de nós mesmos e do nosso tempo”, disse em entrevista ao Bookbrowse
“E, no entanto, eles ainda são seres humanos. E pedimos-lhes que parecessem sobre-humanos para que possamos experimentá-los como queremos, não como realmente são. Há muita dor associada a isso. Para mim, não há nada mais conflitante do que a forma como construímos mulheres famosas, esperando que elas sejam melhores do que nós” acrescentou.
Obras de Taylor Jenkins Reid
- EUA: “Forever, Interrupted (2013); Brasil: “Para Sempre Interrompido” (Editora Paralela, 2021)
- EUA: “After I Do” (2014); Brasil: “Depois do Sim” (Paralela, 2021)
- EUA: “Maybe in Another Life” (2015); Brasil: “Em Outra Vida, Talvez?” (Paralela, 2022)
- EUA: “One True Loves” (2016); Brasil: “Amor(es) Verdadeiro(s)” (Paralela, 2020)
- EUA: “The Seven Husbands of Evelyn Hugo” (2017); Brasil: “Os Sete Maridos de Evelyn Hugo” (Paralela, 2019)
- EUA: “Daisy Jones & The Six” (2019); Brasil: “Daisy Jones and The Six: Uma história de amor em música” (Paralela, 2019)
- EUA: “Malibu Rising” (2021); Brasil: “Malibu Renasce” (Paralela, 2021)
- EUA: “Carrie Soto Is Back” (2022); Brasil: “Carrie Soto Está De Volta” (Paralela, 2022)
Veja também: livros que vão virar filme ou série em 2024
- 1 de 10
"Fazendo Meu Filme", de Paula Pimenta, vai ganhar uma adaptação nas telas • Divulgação
- 2 de 10
O segundo filme de "Duna", baseado na obra de Frank Herbet, chega aos cinemas em fevereiro • Divulgação
- 3 de 10
Uma nova adaptação do clássico "A Cor Púrpura", de Alice Walker, será lançada • Divulgação
-
- 4 de 10
A ficção científica "O Problema dos 3 Corpos" chegará na Netflix como série
- 5 de 10
O livro "É Assim Que Acaba" virará filme; o longa será protagonizado por Blake Lively • Divulgação
- 6 de 10
"Strangers" virará filme e chega aos cinemas este ano • Divulgação
-
- 7 de 10
"Argylle" é um adaptação do livro homônimo escrito por Elly Conway • Divulgação
- 8 de 10
"Mickey 7" ganhará uma versão nos cinemas sob comando de Bong Joon-ho e protagonizada por Robert Pattison • Divulgação
- 9 de 10
Uma versão cinematográfica de "The Watchers" estreia neste ano • Divulgação
-
- 10 de 10
"O Simpatizante" virará série da HBO