Quer fazer amizade na Coreia do Sul? Brasileiros aconselham ir ao bar
Em entrevista à CNN, os influenciadores Thais Midori e Luca Tavares contam sobre a adaptação de morar na Coreia do Sul e a cultura no país
Como fazer amigos na Coreia do Sul? “Não fizemos”, brinca o influenciador e pós-graduando de Relações Internacionais Luca Tavares em entrevista à CNN.
No quadro K-Tudo CNN, que foca na cultura pop sul-coreana, ele e a empresária Thais Midori compartilharam suas experiências morando no país, que tem cada vez mais chamado a atenção de turistas pela popularização de dramas e do k-pop, por exemplo.
Mas quando se decide mudar para um país do outro lado do mundo, com uma cultura diferente da brasileira, sempre há algumas dificuldades de adaptação. Fazer novas amizades é uma delas, especialmente quando se tem uma barreira de linguagem no meio de tudo.
“Eu tenho poucos amigos coreanos. Fiz muito mais amigos estrangeiros, mas sempre digo que é porque meu coreano é muito ruim”, explica Midori.
Luca, no entanto, teve mais facilidade para aprender a língua, mas isso não o ajudou tanto. No primeiro dia de aula na Hanyang University, onde cursou Ciência Política e Diplomacia, ele estava com altas expectativas.
“Cheguei lá e quebrei a cara porque ninguém conversa com você. Todo mundo é fechado”, desabafa. “Na hora do trabalho em grupo, ou você faz tudo sozinho ou eles fazem tudo sozinhos”.
Amizade do k-pop
Nos anos em que morou por lá, Luca fez participações em programas de TV. Nos bastidores do “South Korean Foreigners”, acabou virando amigo de um astro de k-pop sem ter ideia de que ele era famoso.
Mas, no caso, não era um coreano, e sim o chinês Hendery, que faz parte do NCT. Mais especificamente do subgrupo WayV, cujos membros são todos estrangeiros e vivem na Coreia do Sul.
Veja um trecho do programa:
“Eu não sabia quem ele era, ele estava no mesmo camarim que eu estava”, conta. “Ele era muito legal, vocês não tem ideia. Conversava com todo mundo”.
Luca só percebeu o quanto ele era famoso quando se seguiram no Instagram e viu os milhões de seguidores de Hendery. Desde então, são amigos.
Lugar de aprender coreano é no bar
Falando em barreira de linguagem, segundo Midori, todos falam que o jeito mais fácil de se aprender coreano é bebendo com coreanos – o que também facilita na hora de fazer amizades.
“Mas eu não bebo, então eu acabo perdendo um pouco os ‘rolês’”, lamenta a influenciadora. “Se você é uma pessoa que bebe muito, eles te admiram. Gostam de você, acham você uma pessoa legal”.
Ela diz que tem amigos que bebem bastante e que, por isso, são muito populares. “São chamados para sair o tempo todo, vão em muitos rolês”, garante.
Para assistir ao bate-papo completo, que inclui dicas de viagem para a Coreia do Sul, assista aos vídeos: