Rei Charles III procura restaurar relógio do século XVIII em aparição especial na TV

Presença do monarca no programa "The Repair Show" faz parte das comemorações do 100º aniversário da BBC

Toyin Owoseje e Max Foster, da CNN
  • Ian West/PA
Compartilhar matéria

O rei Charles III enviará dois itens históricos, incluindo um relógio de suporte do século XVIII, para restauração durante um episódio especial do programa de televisão da BBC "The Repair Shop".

A aparição do monarca na TV faz parte das comemorações do 100º aniversário da emissora e o verá se juntar ao apresentador do programa, Jay Blades, e sua equipe de artesãos especializados em sua missão de preservar as habilidades artesanais do patrimônio, disse a BBC em um comunicado à imprensa.

O episódio foi filmado entre o outono de 2021 e março deste ano, antes de Charles se tornar monarca após a morte de sua mãe, a rainha Elizabeth II.

"The Repair Shop" apresenta uma equipe de artesãos que restauram itens que seus donos achavam que não podiam ser salvos.

No programa, Charles convida Blades e sua equipe, incluindo um especialista em cerâmica, relojoeiro e restaurador de móveis, para a Dumfries House, na Escócia. Eles são encarregados de restaurar um relógio de suporte do século XVIII e uma cerâmica Wemyss Ware feita para o Jubileu de Diamante da Rainha Vitória.

Durante o episódio, a equipe "The Repair Shop" faz um tour pela propriedade e conhece a próxima geração de artesãos que aprendem habilidades tradicionais, como ferraria, alvenaria e escultura em madeira, graças ao Programa de Artesanato da Fundação do Príncipe.

Na primavera deste ano, Charles se reuniu com seus itens.

Refletindo sobre seu tempo com a realeza, Blades, de Hackney, em Londres, disse no comunicado: "Você tem alguém de uma propriedade do conselho e alguém de uma propriedade real que têm os mesmos interesses sobre aprendizado e artesanato e é inacreditável ver que duas pessoas tão distantes, de diferentes extremidades do espectro, na verdade, têm os mesmos interesses."

A editora de comissionamento da BBC, Julie Shaw, descreveu o próximo episódio como "um verdadeiro deleite".

"As pessoas verão o ex-príncipe de Gales como você raramente o vê -- e ele está tão cativado pelas habilidades da equipe que trabalha em seus itens quanto qualquer um de nossos visitantes da 'Repair Shop'", acrescentou Shaw.

O rei Charles não é estranho à telinha.

Em 2000, ele fez uma aparição pré-gravada no episódio do 40º aniversário da novela da ITV "Coronation Street". Interpretando a si mesmo, Charles visitou o bairro fictício do programa na cidade de Manchester e se encontrou com a vereadora Audrey Roberts, interpretada pela atriz Sue Nicholls.

Ele também fez uma pequena aparição no reality show da ITV "Keeping up with the Aristocrats", onde foi filmado participando do evento agrícola The Great Yorkshire Show em 2021.

"The Repair Shop" vai ao ar no dia 26 de outubro às 20h (horário local) na BBC One.

Esse conteúdo foi publicado originalmente em
inglêsVer original 
Acompanhe Entretenimento nas Redes Sociais