Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    “Retratos Fantasmas” irá representar o Brasil na disputa por uma vaga no Oscar de 2024

    Filme dirigidor pelo cineasta pernambucano Kleber Mendonça Filho busca uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional da 96ª Premiação Anual do Oscar

    Retratos Fantasmas foi pré-selecionado para concorrer a uma vaga no Oscar 2024
    Retratos Fantasmas foi pré-selecionado para concorrer a uma vaga no Oscar 2024 Divulgação/Cinemascópio Produções

    Lyncon Pradellacolaboração para a CNN

    Florianópolis

    Após eleição feita pela Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais, “Retratos Fantasmas” foi escolhido na manhã desta terça-feira (12) para representar o Brasil na disputa por uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional do 96ª Oscar em 2024.

    O longa, dirigido pelo cineasta pernambucano Kleber Mendonça Filho, concorreu com “Urubus”, de Claudio Borrelli, “Noites Alienígenas”, de Sergio Carvalho, “Pedágio“, de Carolina Markowicz, “Estranho Caminho“, de Guto Parente, e “Nosso Sonho – A história de Claudinho e Buchecha“, de Eduardo Albergaria.

    “Foi uma reunião democrática, representativa em uma comissão ampla. A diversidade e qualidade dos filmes nos levou a três horas de debate até chegarmos ao título escolhido”, afirmou Ilda Santiago, presidente da Comissão de Seleção responsável pela escolha.

    “Retratos Fantasmas” foi exibido em maio deste ano no Festival de Cannes, durante a mostra Sessões Especiais, e foi aplaudida de pé pelo público.

    Com produção da Cinemascópio Produções, coprodução e distribuição nacional da Vitrine Filmes, “Retratos Fantasmas” reúne sete anos de trabalho e pesquisa, filmagens e montagem na busca para conhecer o centro do Recife no século 20. Essa história é contada a partir das salas de cinema que movimentavam a população recifense e ditavam comportamentos.

    A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood deve anunciar a lista com os indicados ao Oscar, incluindo a categoria Melhor Filme Internacional, no dia 23 de janeiro de 2024. A cerimônia de premiação deve ocorrer no dia 10 de março do mesmo ano. Segundo a imprensa especializada, a greve dos roteiristas de Hollywood, iniciada em 2 de maio e sem previsão de ser encerrada, pode afetar as datas planejadas pela academia.

    O cineasta usou seu perfil no Twitter para comemorar e agradecer a indicação.

    (Com informações da Agência Brasil)