Roteirista de “A Amiga Genial” sobre Elena Ferrante: “Um fantasma como amiga”
Saverio Costanzo foi responsável por adaptar a série de livros da misteriosa autora italiana para a TV
A estreia da quarta e última temporada de “A Amiga Genial” marca o início do fim da parceria entre a escritora Elena Ferrante, autora dos livros que deram origem à série, e do diretor Saverio Costanzo, responsável por levar a história de Lila e Lenu para as telas.
Em entrevista coletiva, Costanzo falou sobre como foi trabalhar com Ferrante, a escritora italiana cuja identidade é um mistério para o mundo todo – inclusive para ele.
“É como ter um fantasma como amiga, porque você não sabe como ela é, mas você sente que tem uma amiga, mesmo que ela não tenha uma aparência”, disse Costanzo em resposta à CNN.
A comunicação entre os dois, desde o início da série em 2018, acontece exclusivamente por e-mail. “Eu escrevo para a editora [que publica os livros de Ferrante], a editora escreve para ela, ela escreve para a editora e a editora manda os e-mails dela para mim”, explicou o diretor italiano.
Em meados de 2017, foi Ferrante quem procurou o diretor para adaptar a série de livros da Tetralogia Napolitana, que começa com “A Amiga Genial”, para uma série. Desde então, cada temporada dá conta de um dos livros da saga. A quarta é baseada no último livro, “História da Menina Perdida”.
“Como foi ela [Elena Ferrante] quem perguntou se eu poderia fazer a adaptação, ela confiou no que eu estava fazendo e isso tornou nossa relação muito fácil de alguma maneira”, disse ele.
Mesmo nunca tendo encontrado a escritora pessoalmente, após mais de seis anos de colaboração, Costanza se sente muito próximo de Ferrante. “A partir do momento em que você escreve [junto], você está compartilhando criatividade, o que é algo muito puro”, explicou.
Responsável por dirigir a primeira temporada da série e alguns episódios de outras temporadas, Costanzo segue atuando como roteirista e produtor-executivo na quarta, que tem direção de Laura Bispuri.
“Nenhum leitor de Elena Ferrante liga para sua aparência”
O criador da série também comentou sobre as investigações que tentam por fim ao mistério da identidade de Elena Ferrante, e disse não ver muito sentido nessa busca.
“O que realmente me surpreende é que nenhum leitor dela realmente liga para quem ela é, porque quando uma escritora escreve de maneira tão íntima, você não liga para a aparência dela”, disse Costanzo. “Eu não sei qual a aparência de Shakespeare. E eu não ligo.”
Ele ainda acrescentou que sabe tanto sobre a escritora quanto qualquer um de seus milhares de leitores através do mundo, e considera que isso é o suficiente.
“Eu tenho curiosidade, como pessoa. Tenho curiosidade de abraçá-la e de dizer ‘obrigado’. Apenas isto. Sei que não vai acontecer e estou bem com isso”, disse.
4ª temporada de “A Amiga Genial”:
O primeiro dos 10 episódios da quarta e última temporada de “A Amiga Genial” estreia na Max em 9 de setembro. Os episódios seguintes chegarão à plataforma às segundas-feiras, semanalmente.
Eleito o melhor livro do século 21 pelo The New York Times, “A Amiga Genial” foi lançado em 2011 e virou série em 2018.
A trama é ambientada no século 20 em Nápoles, na Itália, e acompanha as seis décadas de amizade entre duas mulheres que se conheceram ainda na infância — Raffaella Cerullo e Elena Grecco (ou Lila e Lenu).
Em cada fase da vida, as protagonistas são interpretadas por atrizes diferentes. Na infância, Ludovica Nasti e Elisa Del Genio interpretam Lila e Elena, respectivamente. Na juventude, Gaia Girace e Margherita Mazzucco assumem os papéis.
Já na fase adulta, que será abordada na quarta temporada, Irene Maiorino e Alba Rohrwacher, dão vida às personagens.
Esta temporada tem direção de Laura Bispuri e produção executiva de Saverio Costanzo, Paolo Sorrentino, Jennifer Schuur, Elena Recchia, Laura Paolucci e Guido De Laurentiis. A história e os roteiros são de Elena Ferrante, Francesco Piccolo, Laura Paolucci e Saverio Costanzo.
Quem é Elena Ferrante? Autora misteriosa tem livro eleito melhor do século