Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    Roteiristas de Hollywood entram em greve nesta terça-feira; entenda impactos

    Writers Guild of America (WGA) convocou sua primeira paralisação de trabalho em 15 anos depois de não conseguir chegar a um acordo para salários mais altos de estúdios como Walt Disney e Netflix

    Vista do letreiro de Hollywood no Monte Lee em 18 de março de 2020, em Los Angeles, Califórnia
    Vista do letreiro de Hollywood no Monte Lee em 18 de março de 2020, em Los Angeles, Califórnia Foto: AaronP / Bauer-Griffin / GC Images

    Lisa RichwineDawn Chmielewskida Reuters

    em Los Angeles

    Milhares de roteiristas de cinema e televisão entram em greve, a partir desta terça-feira (2), colocando Hollywood em turbulência enquanto o setor de entretenimento enfrenta mudanças sísmicas desencadeadas pelo boom global das plataformas de streaming.

    O sindicato Writers Guild of America (WGA) convocou sua primeira paralisação de trabalho em 15 anos depois de não conseguir chegar a um acordo para salários mais altos de estúdios como Walt Disney e Netflix. A última greve durou 100 dias e custou à economia do estado americano da Califórnia mais de US$ 2 bilhões.

    Programas de talk show da televisão dos EUA, como os apresentados por Jimmy Kimmel e Jimmy Fallon, devem interromper imediatamente suas produções.

    Uma greve prolongada pode afetar toda uma cadeia de produção das séries de TV programadas para estrear no outono do hemisfério norte, entre setembro e novembro.

    “O comportamento das empresas criou uma “economia gig” dentro de uma força de trabalho sindicalizada, e sua postura inflexível nesta negociação traiu um compromisso e desvaloriza ainda mais a profissão de roteirista”, disse o WGA em comunicado em seu site.

    O WGA representa cerca de 11.500 roteiristas em Nova York, Los Angeles e outros lugares. Os trabalhadores se organizaram para começar a fazer piquetes fora dos estúdios de Hollywood a partir da tarde desta terça-feira.

    A Alliance of Motion Picture and Television Producers (AMPTP), que representa os estúdios, disse na noite desta segunda-feira que ofereceu “aumentos generosos na compensação” aos roteiristas, mas os dois lados não conseguiram chegar a um acordo.

    As empresas de mídia estão enfrentando um cenário econômico difícil. Os conglomerados estão sob pressão de Wall Street para tornar seus serviços de streaming lucrativos após investir bilhões de dólares em programação para atrair assinantes.

    O aumento do streaming levou ao declínio da receita de anúncios de televisão, à medida que o público da TV tradicional encolhe e os anunciantes vão para outro lugar. Além disso, a ameaça de uma recessão na maior economia do mundo também se aproxima.

    Universal Studios Hollywood, na Califórnia, reabrirá em 16 de abril
    Universal Studios Hollywood, na Califórnia / Foto: AaronP – 24.dez.2020/Bauer-Griffin/GC Images

    A última greve do WGA, em 2007 e 2008, custou à economia da Califórnia cerca de US$ 2,1 bilhões, pois as produções foram encerradas e roteiristas, atores e produtores desempregados cortaram gastos.

    Impactos

    Os escritores dizem que sofreram financeiramente durante o boom das plataformas de streaming, em parte devido a temporadas mais curtas e menores pagamentos.

    Metade dos roteiristas de séries de TV agora trabalha com salários mínimos, em comparação com um terço na temporada 2013-14, de acordo com as estatísticas do WGA.

    O pagamento médio para roteiristas no nível mais alto de escritor/produtor caiu 4% na última década.

    A inteligência artificial é outra questão na mesa de negociações. O WGA quer salvaguardas para impedir que os estúdios usem IA para gerar novos roteiros a partir de trabalhos anteriores dos roteiristas.

    Os escritores também querem garantir que não sejam solicitados a reescrever rascunhos de roteiros criados pela IA.

    Jimmy Fallon fez parte do elenco do “Saturday Night Live” de 1998 a 2004
    Jimmy Fallon fez parte do elenco do “Saturday Night Live” de 1998 a 2004 / Reprodução

    Até que os conflitos sejam resolvidos, parte da programação da TV será interrompida.

    Programas noturnos como “Jimmy Kimmel Live” e “The Tonight Show with Jimmy Fallon”, que usam equipes de roteiristas para escrever suas piadas, devem interromper imediatamente a produção.

    Isso significa que novos episódios não estarão disponíveis durante os horários tradicionais da TV americana ou nos serviços de streaming que os disponibilizam no dia seguinte.

    Mais à frente, a greve pode atrasar a temporada de outono da TV.

    Escrever para shows de outono normalmente começa em maio ou junho. Se a greve se prolongar, as emissoras preencherão cada vez mais suas linhas de programação com reality shows improvisados e reprises.

    A Netflix pode estar isolada de qualquer impacto imediato por causa de sua estrutura global e acesso a instalações de produção fora dos EUA.