Sabrina Carpenter: a trajetória da cantora até se tornar uma estrela pop
Artista levou cerca de 10 anos para estourar nas paradas musicais

A cantora Sabrina Carpenter, 26, consolidou-se como um dos nomes mais comentados da música pop no mundo nos últimos dois anos. No entanto, engana-se quem pensa que sua trajetória na indústria da música é curta.
A estrela pop vive o auge de sua carreira -- que começou há cerca de uma década em uma produção Disney Channel. O primeiro álbum de Carpenter, intitulado "Eyes Wide Open", foi lançado em 2015. Desde então, a artista divulgou outros seis discos.
Em 2023, seu estrelato começou a despontar com o lançamento de "Feather" e "Nonsense". Já em 2024, ela conquistou seu primeiro hit nº 1 nas paradas, com "Please Please Please". "Espresso" ocupou a terceira posição, também fazendo a estrela alcançar o sucesso máximo de sua carreira até o momento.
Sabrina Carpenter está confirmada no festival Lollapalooza Brasil 2026 e divulga o novo disco "Man's Best Friend", nesta sexta-feira (29).
Abaixo, CNN separa momentos importantes que ajudaram a artista a alcançar a fama mundial.
A carreira de Sabrina Carpenter até o estrelato pop
Dias na Disney
A carreira da cantora começou oficialmente da forma como outras estrelas bombadas da indústria, Selena Gomez, Miley Cyrus e Demi Lovato: em uma produção na Disney. Em 2014, Sabrina Carpenter estrelou a série de três temporadas "Garota Conhece o Mundo", que lhe abriu portas para o reconhecimento do público jovem.
Paralelamente, começou a explorar sua veia musical, lançando o primeiro EP em 2014 "Can't Blame a Girl for Trying" e, um ano depois, seu álbum de estreia, "Eyes Wide Open" (2015). O projeto já mostrava a o tom de faixas que transitavam entre o pop e o folk.
Nos anos seguintes, a cantora expandiu sua sonoridade com discos como "Evolution" (2016) e "Singular: Act I" (2018), que marcaram a transição para uma identidade musical mais madura, misturando batidas eletrônicas e pop dançante.
Em 2017, inclusive, veio ao Brasil pela primeira vez ao abrir os shows de Ariana Grande no país.
Drama em 2021
Em 2021, Sabrina Carpenter esteve em meio a uma polêmica com outros dois ex-Disney da indústria musical: Olivia Rodrigo e Joshua Bassett.
Na época, fãs das duas artistas apontaram que algumas canções do disco da voz de "drivers license" continham indiretas para Carpenter, que teria se envolvido com Bassett, que era ex de Rodrigo, pouco tempo depois de eles terminarem.
"Você, provavelmente, está com aquela garota loira, a que sempre me fez duvidar. Ela é muito mais velha que eu. Ela é tudo aquilo que me deixa insegura", diz a letra de "Driver's License", de Olivia Rodrigo.
A suposta "rixa" estourou nas redes sociais e Sabrina Carpenter não ficou para trás. Poucas semanas depois, lançou a faixa "Skin", na qual pareceu aludir à polêmica. "Talvez poderíamos ter sido amigas, se eu tivesse te conhecido em outra vida (...) Talvez você nãp tivesse a intenção, talvez loira fosse a única rima".
Um ano depois da polêmica, em 2022, Carpenter lançou o álbum "Emails I Can’t Send", um dos trabalhos mais confessionais da artista, que trouxe hits como “Nonsense” e "Feather". As canções do disco, que falava majoritariamente sobre um amor que não deu certo, também levantaram rumores de ser uma cotinuação do drama com Joshua Bassett.
Aproveitou os momentos virais
Em 2023, sua carreira deu mais um salto ao ser o ato de abertura de shows da turnê "The Eras Tour", da cantora Taylor Swift -- o que ampliou sua visibilidade e lhe apresentou a milhões de novos fãs.
Enquanto abria para Taylor Swift e saía com a turnê do álbum "Emails I Can't Send", Sabrina Carpenter aproveitou os momentos virais -- que foram além da "treta" em 2021.
"Nonsense" começou a viralizar no TikTok e, pensando nisso, a cantora incluiu uma pequena brincadeira ao fim da canção, em que mudava a letra a cada cidade que passava. Carpenter já exibia um lado irônico nas redes sociais, mas ao se apoiar na explosão viral de “Nonsense” traçou tal lado da personalidade artística com mais força.
"Nonsense" alcançou a posição 56 na Hot 100, e "Feather" tornou-se o primeiro hit top 40 de Carpenter na parada, subindo para a posição 21.
No auge dos hits, a estrela aproveitou sua apresentação no festival Coachella em 2024 para lançar, no dia anterior, a canção "Espresso".
"Espresso" veio rapidamente acompanhada de "Please Please Please", que veio rapidamente acompanhada do álbum "Short n' Sweet", trabalho mais famoso da cantora até então.
"Eu acredito no tempo divino, sempre acreditei”, disse Sabrina Carpenter em entrevista para a revista Paper Magazine em 2024. “Há momentos na vida de todos em que as estrelas se alinham. Mas isso não teria acontecido se eu não tivesse passado os últimos anos trabalhando muito."
"Tenho muita, muita sorte de tudo estar acontecendo em um momento em que me sinto mais alinhada comigo mesma", complementa ela. “Sinto-me mais eu mesma do que nunca, e isso é algo pelo qual sou muito grata.”
“Sou grata pelas pessoas por sintonizarem comigo, seja há 10 anos, cinco anos atrás, ontem ou amanhã. Definitivamente, há algumas pessoas que ainda não estão sintonizadas. Mas eu planejo que elas fiquem", concluiu.


