Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    Saiba quais foram as escolas de samba mais buscadas no Google em 2023

    Imperatriz liderou as buscas na semana do carnaval, quando se sagrou campeã; Salgueiro e Mangueira estiveram à frente no restante do ano

    Sidclei e Marcella, casal de mestre-sala e porta-bandeira do Salgueiro, no desfile de 2023
    Sidclei e Marcella, casal de mestre-sala e porta-bandeira do Salgueiro, no desfile de 2023 Gabriel Monteiro/Riotur

    Flávio Ismerimda CNN

    São Paulo

    Entre as buscas da internet, as escolas de samba mais buscadas são as integrantes do Grupo Especial da liga do Rio de Janeiro. Imperatriz Leopoldinense, Acadêmicos do Salgueiro e Estação Primeira de Mangueira foram as mais procuradas no Google no Brasil em 2023, conforme aponta consulta à plataforma Google Trends feita pela CNN.

    As três aparecem muito próximas nas médias de buscas e tiveram seu pico na mesma semana, entre os dias 19 e 25 de fevereiro deste ano, época em que aconteceu o Carnaval deste ano. Portela aparece na quarta colocação e, fechando o top 5, aparecem empatadas Beija-Flor de Nilópolis, Grande Rio e Mocidade Independente de Padre Miguel.

    A mais buscada na semana da folia foi a Imperatriz Leopoldinense, que se sagrou campeã com o enredo “O aperreio do cabra que o Excomungado tratou com má-querença e o Santíssimo não deu guarida”, após amargar um jejum de 21 carnavais, sob o comando do carnavalesco Leandro Vieira.

    A escola do bairro de Ramos, na Zona da Leopoldina, região da zona norte do Rio, contou uma história fictícia da busca do cangaceiro Lampião por um lugar no céu e no inferno. Veja aqui todos os enredos das escolas de samba do Rio para 2024.

    Duas das mais tradicionais escolas da folia carioca, Salgueiro e Mangueira não obtiveram grandes resultados no Carnaval de 2023. A verde e rosa, que é a segunda maior campeã da história, ficou com um quarto lugar; o Salgueiro, por sua vez, fica de fora do Desfile das Campeãs pela primeira vez desde 2006.

    As duas, no entanto, se mantiveram à frente da Imperatriz durante quase todo o ano, o que pode ajudar a explicar o fato de as três agremiações terminarem com médias parecidas.

    Google Trends mostra histórico de buscas por Imperatriz Leopoldinense, Acadêmicos do Salgueiro e Estação Primeira de Mangueira nos últimos 12 meses
    Imperatriz Leopoldinense liderou as buscas na semana do Carnaval de 2023, quando se sagrou campeã / Reprodução/Google Trends

    Salgueiro domina o Rio de Janeiro e Roraima

    Terra da folia, o Rio de Janeiro é dominado pelo Salgueiro. A escola do bairro do Andaraí, também na zona norte da cidade, tem 38% das buscas pelas três escolas no Rio de Janeiro. A Imperatriz vem em segundo com 34% e a Mangueira ficou com apenas 28%.

    A escola de nomes como Viviane Araújo, MC Rebecca, Xande de Pilares, Almir Guineto e Fernando Pamplona também liderou as buscas em outros dois estados: Pernambuco (42%) e Roraima (54%).

    No caso do primeiro, pode haver certa confusão de dados, já que uma cidade do estado se chama Salgueiro.

    Já o domínio em Roraima pode ser explicado pelo fato de o enredo Salgueiro para 2024 ser “Hutukara”, que promete a história dos Yanomami, que ocupam a maior Terra Indígena no Brasil, localizada no estado.

    A Imperatriz Leopoldinense também domina três estados: Amazonas (40%), Ceará (36%) e Paraíba (36%). A Mangueira é quem lidera nas outras 21 unidades da federação, com destaque para o Amapá, onde ela acumula 64% das buscas nos últimos 12 meses.

    Salgueiro domina as buscas no Rio de Janeiro, em Pernambuco e em Roraima / Reprodução/Google Trends

    Confira a ordem dos desfiles das escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro em 2024:

    Domingo (11/02)

    1. Unidos do Porto da Pedra
    2. Beija-Flor de Nilópolis
    3. Acadêmicos do Salgueiro
    4. Acadêmicos do Grande Rio
    5. Unidos da Tijuca
    6. Imperatriz Leopoldinense

    Segunda (12/02)

    1. Mocidade Independente de Padre Miguel
    2. Portela
    3. Unidos de Vila Isabel
    4. Estação Primeira de Mangueira
    5. Paraíso do Tuiuti
    6. Unidos do Viradouro