#CNNPop

São Paulo é reconhecida pela Unesco como Cidade Criativa do Cinema

O reconhecimento destaca a força do audiovisual paulistano e o avanço das salas de cinema na periferia

Dora Arai, colaboração para a CNN Brasil
Sala de cinema cheia
Sala de cinema de São Paulo  • Igoriss/Gettyimages
Compartilhar matéria

A cidade de São Paulo foi reconhecida pela Unesco como Cidade Criativa na categoria Cinema, entrando para uma rede internacional que reúne 246 cidades no mundo. Nesse ranking,14 localidades são no Brasil. A cerimônia oficial de entrega do título foi realizada na última terça-feira (2).

A chancela posiciona a capital paulista como um dos principais polos audiovisuais da América Latina e reforça sua posição na economia criativa global.

Segundo a prefeitura, além da cidade estar se destacando no ramo da indústria cinematográfica, houve um crescimento na construção de salas de cinema na periferia de São Paulo. Atualmente são 32 salas e em 2026 terão mais seis.

A ação tem como objetivo central garantir a democratização do acesso e a interiorização da cultura. Ações como o Circuito Spcine e o Cinema em Bibliotecas, oferecem sessões gratuitas que ocupam equipamentos culturais da cidade, iniciativas voltadas à formação, inclusão e inovação.

Foram investidos R$ 80 milhões serão injetados no setor entre o segundo semestre de 2025 e o primeiro semestre de 2026, como parte de um pacote maior, anunciado no 4º Fórum Spcine, que totaliza mais de R$ 143 milhões.

Para Totó Parente, secretário municipal de Cultura e Economia Criativa, o momento é considerado histórico para a cidade. “O audiovisual tem impacto direto na economia criativa e na geração de empregos. Acreditamos no seu poder de difundir a cultura da cidade e de projetar São Paulo para o mundo”, disse.

Acompanhe Entretenimento nas Redes Sociais