#CNNPop

Sergio Mendes foi o brasileiro com mais recordes na Billboard; saiba mais

Música somou 14 entradas na Billboard Hot 100, principal parada musical dos Estados Unidos

Flávio Ismerim, da CNN
Morre Sergio Mendes, ícone da música brasileria
Morre Sergio Mendes, ícone da música brasileria  • Reprodução/Instagram/@guileporace
Compartilhar matéria

O cantor e compositor Sergio Mendes morreu na quinta-feira (5) aos 83 anos. Um dos principais ícones da bossa nova e da música brasileira como um todo, o músico enfrentava complicações de saúde causadas pelos efeitos de longo prazo da Covid-19.

A morte foi informada por seu amigo Herb Alpert, em publicação feita no Instagram.

Artista fundamental para a globalização da música do Brasil, Mendes colecionava 14 músicas que figuraram na lista da Billboard Hot 100, principal parada musical dos Estados Unidos. Esse é o maior número alcançado por um brasileiro na história da revista, que compila dados do gênero desde a década de 1950, e representa mais do que o triplo de canções do segundo colocado, Eumir Deodato, que emplacou apenas quatro. Anitta vem em terceiro lugar com três entradas na Hot 100.

É dele também o recorde de melhor posição alcançada por um brasileiro na principal parada musical dos EUA. Com "The Look Of Love", Sergio Mendes chegou à quarta colocação da Billboard Hot 100 em 1968; quem chegou mais perto foi Astrud Gilberto, com "The Girl From Ipanema", que esteve no quinto lugar com 1964.

No total, Sergio Mendes soma 136 semanas na lista e deixa na Morris Albert na segunda posição, com 34. Outro recorde detido pelo dono de "Mas Que Nada" é o de maior número de músicas de brasileiros que alcançaram o top 10 da Billboard Hot 100, com três. Além de "The Look Of Love", ele também emplacou “The Fool on the Hill” e “Never Gonna Let You Go”.

Além do excelente desempenho nas paradas musicais dos EUA, ele chegou a vencer um Grammy, dois Grammys latinos, e foi indicado ao Oscar em 2012 pela música “Real in Rio”, do filme Rio.

Acompanhe Entretenimento nas Redes Sociais