Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    Sexo suavizado, Anos 2000 e Bonde: Anitta lança “Funk Rave” cheio de referências

    Música em inglês, espanhol e português marca o início da nova etapa da carreira internacional da brasileira com a Republic Records

    'Funk Rave' já está disponível nas plataformas de streaming
    'Funk Rave' já está disponível nas plataformas de streaming Reprodução/Instagram/@anitta

    Larissa Santiagocolaboração para a CNN

    São Paulo

    Anitta lançou hoje (23) o clipe de “Funk Rave“, seu primeiro projeto musical após assinar com a Republic Records, selo do grupo Universal, que tem artistas como Taylor Swift, Ariana Grande, Drake, Lorde, Nicki Minaj e Twice.

    A artista já tinha lançado um trecho do single durante apresentação na final da Liga dos Campeões da UEFA  no início de junho e na noite de quinta-feira (22) a música completa nas plataformas de streaming.

    A música, em inglês, espanhol e português, têm produção de DJ Gabriel do Borel, Diplo e Márcio Arante, foi gravada na Favela Tijuquinha, na zona oeste do Rio de Janeiro, e é repleta de referências do funk, moda e hábitos da cultura dos anos 2000.

    Cenas que fazem parte da realidade das favelas brasileiras também são destacadas no clipe, como o churrasco acompanhado de um samba pelos moradores.

    Inclusive, o título da faixa do single usa a mesma fonte que o grupo Furacão 2000 apresentava. O shorts usado por Anitta, referência da moda usada pelas meninas na época, tem o detalhe do seu ano de nascimento.

    Capa do single “Funk Rave” / Divulgação

    Ela apresenta também referências ao filme brasileiro e ganhador do Oscar “Cidade de Deus” e ao clássico corte de cabelo de Ronaldo Fenômeno para a Copa de 2002.

    Anitta trouxe no seu clipe o clássico corte de cabelo de Ronaldo Fenômeno na Copa de 2002 / Gabriela Schmidt

    “O videoclipe resgata o clima do lugar onde eu cresci. Gente reunida, as crianças brincando, música, dança, romance. Costumamos reproduzir aquilo que vemos no nosso dia a dia. Então, a minha ideia era homenagear a minha cultura e a cena funkeira”, contou a brasileira em entrevista à imprensa.

    Bonde das Maravilhas voltou 

    A brasileira convidou a formação original do Bonde das Maravilhas para dançar a coreografia do hit e o próprio Gabriel do Borel para estar no clipe – além das 160 pessoas envolvidas, incluindo moradores da comunidade.

    O Bonde das Maravilhas, conhecido também como As Maravilhas, foi criado em 2011 por cinco jovens do Rio de Janeiro. O grupo se destacou com os sucessos “Quandradinho de Oito” e “Aquecimento das Maravilhas”.

    No TikTok, Anitta também já havia divulgado o challenge da dança que apresentou na Final da Champions, que está sendo reproduzida por milhares de pessoas.

    @anitta

    FUNK RAVE IS COMING #FunkRave

    ♬ FUNK RAVE by ANITTA – Anitta

    Porém, o público notou também semelhanças com uma outra dança que já havia viralizado e a brasileira reproduziu. Até o momento, a equipe de Anitta não comentou se usou o “meme” como referência.

    Cena de sexo suavizada

    Durante a gravação do clipe no Rio, Anitta foi flagrada por paparazzi em uma cena simulando uma relação de sexo oral em um dos modelos figurantes do clipe. As imagens vazaram e viralizaram.

    Porém, em entrevista ao podcast “Quem Pode, Pod”, apresentado pelas atrizes Giovanna Ewbank e Fernanda Paes Leme, a artista comentou sobre o caso.

    “Não entendo por que deu o que falar. Porque quando o povo vê filme e tem esse tipo de cena, ninguém fala nada. Só porque viu a gravação, falam: ‘nossa, essa Anitta’. No final das contas, sou uma artista que luta contra a hipocrisia, para ser bem sincera. Tipo as coisas das plásticas, quando eu fiz. O povo fala: ’Uau, que absurdo’. E, hoje em dia, todo mundo faz. Agora está na moda falar”, disse ela, ressaltando que foi “a primeira artista a ser cancelada e destruída publicamente”.

    Já no clipe, Anitta aparece indo de encontro a um homem, mas as cenas que exploram o desejo sexual foram substituídas por lambidas em frutas e a própria artista chupando um sorvete.

    Assista ao clipe completo de “Funk Rave”.