Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    Spotify divulga Retrospectiva de 2023; saiba como fazer

    Plataforma também revela os principais destaques nacionais e internacionais deste ano

    Spotify divulgou a Retrospectiva (Wrapped) de 2023 nesta quarta-feira (29)
    Spotify divulgou a Retrospectiva (Wrapped) de 2023 nesta quarta-feira (29) Divulgação/Spotify

    Ana Beatriz Diasda CNN

    São Paulo

    A Retrospectiva 2023 do Spotify (Wrapped, em inglês) já está disponível para os usuários nesta quarta (29). Reunindo os índices de tudo que você consumiu durante o ano, a Retrospectiva ainda revela os artistas, músicas, álbuns e podcasts mais escutados entre mais de 574 milhões de pessoas ao redor do mundo e também oferece uma experiência personalizada para os ouvintes da plataforma.

    Destaques nacionais de 2023

    Entre os destaques nacionais, o Spotify indicou que a cantora Ana Castela foi a artista mais escutada do Brasil em 2023. Já a dupla Israel & Rodolffo estão no top 5 músicas com duas faixas e álbuns mais escutados neste ano.

    No exterior, Alok é o artista brasileiro mais ouvido, seguido de Anitta. Entre as playlists do Spotify, a Top Brasil é a mais escutada no país pelo terceiro ano consecutivo.

    A categoria de podcasts não ficou para trás. Podpah é o mais escutado do ano, seguido por Mano a Mano, Café da Manhã e Psicologia na Prática.

    Destaques internacionais de 2023

    Na categoria internacional, a cantora Taylor Swift lidera como artista mais escutada no mundo com mais de 26 bilhões de streams globais desde 1.º de janeiro.

    Já a música mais escutada é “Flowers”, de Miley Cyrus, que quebrou recordes com mais de 1,6 bilhão de streams globalmente em 2023.

    E pelo segundo ano consecutivo, “Un Verano Sin Ti”, de Bad Bunny, é o álbum mais escutado do ano.

    Como fazer e compartilhar sua retrospectiva

    O Feed da Retrospectiva se encontra logo na tela inicial do Spotify e dá acesso a uma viagem por 2023. É por meio dessa seleção que os usuários tem acesso aos principais artistas, gêneros, músicas, podcasts que mais o acompanharam nos altos e baixos do ano. Nesta edição, o Spotify ainda preparou novas funcionalidades para ficar de olho. Confira:

    Novidades da retrospectiva:

    • Eu em 2023: A experiência revela uma das 12 personas que melhor descreve a maneira como você usou o Spotify este ano – alguns exemplos são: Mutante (seu artista favorito muda a toda hora); Alquimista (você cria suas próprias playlists, mais que todo mundo); Raio de Sol (seu gosto musical irradia a luz que existe em você. Músicas divertidas e animadas são as que mais tocam no seu fone)
    • Meu Mundinho Musical: Aponta quais são os locais que existem usuários com hábitos musicais semelhantes aos seus.

    Seus favoritos de uma forma inédita:

    • Top 5 Gêneros: os gêneros mais escutados aparecem em formato de sanduíches
    • Top 5 Artistas: além do ranking dos artistas, você ainda pode conferir quais foram os meses em que eles foram mais escutados
    • Mensagens dos Artistas: depois da Retrospectiva, ainda é possível conferir uma mensagem por vídeo de alguns artistas selecionados, como por exemplo, Taylor Swift, Bad Bunny, Peso Pluma, NewJeans, SZA, KAROL G, Jung Kook, entre outros
    • Experiência Match: neste ano, também será possível dar match na playlist de Retrospectiva de um amigo para combinar todas as suas músicas favoritas do ano
    •  Barcelona: os usuários também podem acessar vídeos dos jogadores do FC Barcelona tentando adivinhar o que será destaque em suas retrospectivas

    O Spotify também disponibiliza a Retrospectiva para criadores de podcasts e artistas, com intuito de mostrar como os seus fãs e ouvintes reagiram às suas produções ao longo do ano.