Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Sucesso da Netflix, “Round 6” desperta interesse em aprender coreano

    Série soma-se a outros produtos de entretenimento da Coreia do Sul, como filmes e sucessos do k-pop, e aumenta procura pelo ensino do idioma

    Cena da série "Round 6", da Netflix
    Cena da série "Round 6", da Netflix Reprodução/Netflix

    Sangmi ChaYeni Seoda Reuters

    em Seul

    O interesse em aprender coreano aumentou desde o lançamento da série “Round 6 (ou Squid Game)”, da Netflix, ressaltando uma crescente obsessão mundial com a cultura sul-coreana – que vai do entretenimento a produtos de beleza.

    O aplicativo de aprendizado de idiomas Duolingo disse que a série de nove capítulos, em que competidores sem dinheiro disputam jogos infantis mortais na tentativa de ganhar 45,6 bilhões de wons (US$ 38,2 milhões), estimulou tanto iniciantes quanto antigos alunos que desejam melhorar suas habilidades.

    O Duolingo relatou um aumento de 76% em novos usuários que se inscreveram para aprender coreano no Reino Unido e 40% nos Estados Unidos durante as duas semanas após a estreia da série.

    A Coreia do Sul, a quarta maior economia da Ásia, se estabeleceu como um centro de entretenimento mundial com sua vibrante cultura pop, incluindo a banda BTS e filmes – como os vencedores do Oscar “Parasita”, que aborda o aprofundamento das desigualdades sociais, e “Minari: Em Busca da Felicidade”, sobre uma família de imigrantes coreanos nos Estados Unidos.

    Apenas nesta semana, o Oxford English Dictionary acrescentou 26 novas palavras de origem coreana à sua edição mais recente, incluindo “hallyu”, ou onda coreana, o termo é amplamente utilizado para descrever o sucesso mundial da música, cinema, TV, moda e comida sul-coreanas.

    As adições foram bem recebidas pelo presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, nesta semana, que chamou o “Hangeul”, o alfabeto coreano, de “poder brando” do país.

    “Língua e cultura estão intrinsecamente conectadas e o que acontece na cultura pop e na mídia geralmente influencia as tendências no aprendizado de línguas e idiomas”, disse o porta-voz do Duolingo, Sam Dalsimer, por e-mail.

    “A crescente popularidade mundial da música, do cinema e da televisão da Coreia está aumentando a demanda pela aprendizagem de coreano.”

    Existem cerca de 77 milhões de pessoas que falam coreano em todo o mundo, de acordo com a Fundação Coreana para Intercâmbio Cultural Internacional.

    Catarina Costa, uma portuguesa de 24 anos que mora em Toronto, no Canadá, disse que desde que começou a aprender o idioma, há dois anos, ele tem se tornado mais popular.

    “As pessoas ficam fascinadas quando digo que estou aprendendo coreano”, disse Costa, que está estudando pela plataforma de ensino online TalkToMeInKorean.