Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Tábua de descongelar carne funciona mesmo? Manual do Mundo responde

    Iberê Thenório testou o objeto e comparou cinco formas diferentes de descongelar alimentos

    Manual do Mundo

    Existe uma forma de descongelar carne em menos de 30 minutos sem a ajuda de energia elétrica ou produto químico?

    O Manual do Mundo, maior canal de Ciência e Tecnologia da América Latina, testou uma tábua de alumínio que promete descongelar carne em até 30 minutos.

    Para comparar o tempo de descongelamento de diversos métodos, o apresentador Iberê Thenório experimentou:

    • Uma tábua de alumínio
    • Uma tábua de madeira
    • Uma forma de alumínio
    • Uma forma de alumínio com cobertura de teflon
    • Carne dentro de um saco plástico imerso em água

    No primeiro teste, foi usado uma carne de hambúrguer e, no segundo, contrafilé. O grande perdedor foi facilmente descoberto nas duas ocasiões: a tábua de madeira demora muito mais para descongelar as peças.

    O grande vencedor também foi facilmente observado: a carne dentro de um saco plástico imerso em água conseguiu descongelar na metade do tempo da tábua de alumínio e das formas.

    Quem estava apostando na tábua de alumínio vai se surpreender. Apesar da promessa de descongelar um bife em menos de meia hora, no caso do contrafilé, isso não aconteceu. As formas de alumínio e de alumínio com cobertura de teflon foram mais rápidas.

    Mas vale avisar que o experimento feito no Manual do Mundo não é seguro, afinal, enquanto a carne esquenta, a temperatura fica cada vez mais propícia a proliferação de micro-organismos. O jeito mais seguro de descongelar carne é deixando ela na sua geladeira, em um ambiente frio, que tem uma temperatura segura. O outro método é usar o micro-ondas e, logo depois, já assar a carne.

    Confira o vídeo: