Thaila Ayala revela efeito das telas no filho: “Não olhava mais no olho”
A atriz contou que chegou a suspeitar que seu filho tinha algum grau de autismo
Thaila Ayala, 38, contou recentemente que viveu uma situação preocupante com seu filho, Francisco, 3. No podcast “Mil e Uma TrETAS”, ela revelou que as telas – celular, tablet, televisão, entre outros –causaram uma grande mudança no menino, que parou de responder aos comandos e de olhar nos olhos, por exemplo.
A atriz comentou que o filho tinha acesso às telas, mas não todos os dias, necessariamente. Até que ela percebeu mudanças no comportamento dele e suspeitou de autismo.
“Chamava pelo nome e ele não respondia, as coisas que ele normalmente fazia, não fazia mais, não olhava mais no olho. Eu cheguei a pensar que ele tinha algum grau de autismo”, disse. “Ao invés de evoluir, ele foi regredindo”.
Diante dessa situação, a atriz conta que levou o filho aos médicos para investigar e fazer um acompanhamento. Depois de alguns testes, sugeriram cortar as telas.
“Com toda a rede de apoio que eu tenho, cortamos [as telas]. Foi 10 dias sem tela e eu tinha outra criança em casa. Fiquei muito chocada”, comentou.
Ver essa foto no Instagram
Um estudo publicado neste ano vai na linha da experiência vivida por Thaila Ayala. A pesquisa revelou que quanto mais tempo uma criança fica exposta às telas, menos ela conversa com os pais. E, para Claudio Schvartsman, pediatra do Hospital Israelita Albert Einstein, a interação com os pais é essencial para o desenvolvimento da criança.
“A falta deixa o bebê mais introspectivo e reduz o vocabulário da criança. Há menos interação emocional e isso pode afetar a socialização e o desenvolvimento intelectual”.
Além de Francisco, Thaila Ayala também é mãe de Tereza, 1. Ambos são frutos do seu casamento com o ator Renato Góes, 37.
*Com informações de Gabriela Cupani, da Agência Einstein