#CNNPop

The Town: MC Hariel protesta com vira-lata mordendo águia símbolo dos EUA

Rapper brasileiro levantou um cachorro caramelo para protestar contra as taxas norte-americanas e exaltar a soberania do Brasil

Felipe Carvalho, da CNN
MC Hariel levanta vira-lata caramelo com águia americana no The Town  • Reprodução/X
Compartilhar matéria

O cantor MC Hariel, 27, se apresentou no primeiro dia do The Town, neste sábado (6), mas o que mais chamou a atenção não foram as músicas dele: o rapper levantou um boneco que representava um vira-lata caramelo mordendo uma águia-de-cabeça-branca, que é símbolo dos Estados Unidos.

Ao final do show, um dos produtores entrou com o boneco e o colocou no chão. Hariel fez carinho na cabeça do vira-lata caramelo e foi ovacionado por parte do público.

A atitude foi uma clara manifestação pela soberania nacional e um protesto contra as taxações praticadas pelo governo dos Estados Unidos, que impôs acréscimos de até 50% em alguns produtos que são importados pelo país.

As medidas tarifárias contra o Brasil, publicadas no dia 30 de julho, vieram com cerca de 700 exceções, poupando mais ou menos 45% do que o Brasil envia para os Estados Unidos. A medida entrou em vigor a partir do dia 6 de agosto.

No documento, Trump cita que a ordem é justificada por uma "emergência nacional" em razão das políticas e ações "incomuns" e "extraordinárias" do governo brasileiro que, segundo o republicano, prejudicam empresas americanas, os direitos de liberdade de expressão dos cidadãos dos EUA e a política externa e a economia do país, de modo geral.

Por meio de cartas, declarações públicas, manifestações em redes sociais, Trump e seu secretário de Estado, Marco Rubio tem dado como uma das razões para a medida o processo judicial pelo qual passa o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), réu na Suprema Corte por integrar o que seria um plano de golpe de Estado contra o resultado da eleição presidencial de 2022.

Assista ao vídeo do MC Hariel:

Acompanhe Entretenimento nas Redes Sociais