Theatro Municipal e Museu da Rádio Nacional do Rio inauguram tour virtual

Visita pode ser feita pelo site das instituições, de forma gratuita

da Agência Brasil

Ouvir notícia

O Theatro Municipal de São Paulo estreou na última sexta-feira, um novo tour virtual pelo complexo cultural. Com narração da atriz Marisa Orth, a visita em 360 graus pode ser feita pelo site da instituição de forma gratuita, e permite aos visitantes percorrer por todos os espaços do Theatro, que em 2021 completa 110 anos.

A visita passa pela Sala de Espetáculos, onde acontecem os concertos e as óperas, pelo Salão Nobre, com suas pinturas decorativas, pedras originárias da Itália, cristais belgas e pintura no teto assinada por Oscar Pereira da Silva (1867-1939), além da Cúpula, localizada na estrutura circular que recobre o teto do teatro e que está fechada ao público.

Além de ver o interior do prédio, o visitante sobrevoa a região central da cidade, passando pela Praça das Artes para conhecer edifício, inaugurado em 2012 com projeto arquitetônico premiado pela Icon Awards, de Londres e que serve de extensão às atividades do Theatro Municipal. Há ainda opções de livre itinerário ou interativa com desafios para teste de conhecimentos.

O edifício do Theatro Municipal de São Paulo está localizado na Praça Ramos de Azevedo, no centro de São Paulo e é um edifício histórico, patrimônio tombado.

O mesmo aconteceu no Museu da Rádio Nacional do Rio de Janeiro, por iniciativa do gerente da Rádio MEC, Thiago Regotto, foi criado nas instalações da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), na Lapa, região central da capital fluminense. Os ouvintes fiéis da Nacional do Rio podem fazer uma visita virtual ao Museu da emissora. A visitação online já está disponível no site de rádios da EBC.

Inaugurada em 12 de setembro de 1936, a Rádio Nacional do Rio de Janeiro permanece ativa até hoje. Por suas instalações, que durante longos anos funcionaram no Edifício A Noite, primeiro arranha-céu da América Latina, localizado na Praça Mauá, região portuária, se destacaram nomes famosos da música e do radioteatro brasileiro.

Entre os baluartes da música que passaram pela Nacional, estão Angela Maria, Cauby Peixoto, Dorival Caymmi, Jorge Goulart, Emilinha Borba, Marlene, Chico Alves, Carmen Miranda, Orlando Silva, Carlos Galhardo, Araci de Almeida. No radioteatro, se destacaram Paulo Gracindo, Zezé Fonseca, Iara Sales, Rodolfo Mayer, Ísis de Oliveira, Floriano Faissal, Saint-Clair Lopes e Brandão Filho, entre outros.

Em 2012, a Nacional deixou o Edifício A Noite, que foi sua sede por 76 anos, instalando-se na sede da TV Brasil Rio de Janeiro, na Lapa, onde permanece até hoje.

Tópicos

Mais Recentes da CNN