#CNNPop

Tijuca coroa Mileide Mihaile como rainha e escolhe samba-enredo para 2026

Escola tentará seu quinto título do Carnaval carioca com um enredo sobre a escritora Carolina Maria de Jesus, de autoria do carnavalesco Edson Pereira

Flávio Ismerim, da CNN
Mileide Mihaile foi coroada rainha de bateria da Unidos da Tijuca
Mileide Mihaile foi coroada rainha de bateria da Unidos da Tijuca  • Léo Cordeiro/Palmer Assessoria de Comunicação
Compartilhar matéria

A Unidos da Tijuca coroou sua nova rainha de bateria e escolheu o samba-enredo que embalará seu desfile na Marquês de Sapucaí no Carnaval de 2026 no sábado (13). Quem reinará à frente dos ritmistas da Pura Cadência, comandada por Mestre Casagrande, é a influenciadora Mileide Mihaile, 36.

A obra escolhida pela escola do Borel, morro da zona norte do Rio de Janeiro, foi a dos compositores Lico Monteiro, Samir Trindade, Leandro Thomaz, Marcelo Adnet, Marcelo Lepiane, Telmo Augusto, Gigi da Estiva e Juca.

No próximo desfile, a Unidos da Tijuca irá homenagear a escritora Carolina Maria de Jesus. O título do enredo será o nome da própria homenageada, considerada uma das principais vozes na literatura brasileira.

 

"A agremiação desfraldará, feito pavilhão engalando, o lenço que foi a prisão imagética de Carolina, coroando-a de livros, recortes e poesias, num reencontro sensível e emocionante com a sua literatura visceral, verdadeira e comovente", explica o carnavalesco Edson Pereira.

No último Carnaval, a Tijuca apresentou um enredo sobre seu orixá-regente, Logun-Edé, com um samba escrito por Anitta. Ao final da apuração, o Pavão conquistou 268,8 pontos e ficou na nona colocação.

A agremiação tentará romper um jejum de 12 anos e conquistar seu quinto título da folia carioca em 2026. A Tijuca será a quarta e última escola a desfilar na segunda-feira de Carnaval (16 de fevereiro), data em que também cruzam o Sambódromo a Mocidade, a Beija-Flor e a Viradouro.

Ouça o samba-enredo da Unidos da Tijuca para o Carnaval 2026

Acompanhe Entretenimento nas Redes Sociais