#CNNPop

"Titanic": saiba quais elementos do filme aconteceram na vida real

Longa dirigido por James Cameron retrata o naufrágio que aconteceu em 1912

Fernanda Pinotti, da CNN Brasil
"Titanic" foi lançado em 1997, dirigido por James Cameron  • Divulgação/20th Century
Compartilhar matéria

O filme que levou o naufrágio do Titanic para as telonas foi lançado no fim dos anos 1990 e se consolidou como um clássico amado por diferentes gerações até hoje. Neste domingo (28), ele é exibido na Temperatura Máxima da TV Globo.

O diretor James Cameron é um aficionado pela história do naufrágio do RMS Titanic em 1912, e ele visitou os destroços do Titanic no fundo do mar mais de 30 vezes ao longo da vida. Em seu filme, a história de amor entre Rose DeWitt Bukater (Kate Winslet) e Jack Dawson (Leonardo DiCaprio), dois passageiros de diferentes classes sociais que se apaixonam, serve para o cineasta abordar sua verdadeira paixão nas telas: o navio.

"Titanic" é baseado em uma história real e amplamente conhecida, mas o filme reúne detalhes que foram inspirados em fatos e outros que saíram da imaginação do diretor. Confira uma lista dos momentos do longa que realmente aconteceram na vida real.

A sobrevivente

Não havia nenhum Jack Dawson ou Rose DeWitt a bordo do Titanic no início do século passado, mas a figura de uma de uma senhora de idade avançada que sobreviveu ao naufrágio foi inspirada em boa parte por Beatrice Wood.

Wood foi uma artista de sucesso da alta sociedade que sobreviveu à tragédia em 1912 e lançou um livro com sua autobiografia, "I Shock Myself". O diretor James Cameron estava lendo a biografia de Wood quando decidiu moldar a personagem principal do filme à sua maneira: uma jovem proveniente de uma família rica que sofre com uma mãe controladora e tenta se rebelar à sua maneira.

Embora o romance vivido no filme seja ficcional, a versão mais velha de Rose (interpretada por Gloria Stuart), tem tudo a ver com a artista da vida real.

A colisão com o iceberg e a tragédia

Em 14 de abril de 1912, às 23h40, o RMS Titanic realmente colidiu com um iceberg em sua viagem inaugural da Ingkaterra para os EUA. O impacto danificou o casco do navio, fazendo com que a embarcação enchesse de água e o navio se partisse em dois, naufragando. A tragédia retratada no filme se tornou uma das mais conhecidas da história.

Assim como no filme, a tripulação do Titanic real não estava preparada para lidar com uma emergência deste tipo e o navio tinha botes salva-vidas para cerca de metade dos passageiros a bordo. Aqueles que estavam na terceira classe foram os mais afetados e aqueles que não consguiram acessar os botes ficaram submersos em água gelada. Mais de 1.500 pessoas morreram.

Os músicos realmente seguiram tocando

Um dos momentos icônicos do filme "Titanic" realmente aconteceu na realidade: o quarteto de cordas presente no navio realmente seguiu tocando enquanto a embarcação afundava.

Não se sabe ao certo quais músicas foram escolhidas pelos músicos da vida real, mas relatos de sobreviventes citam "Alexander's Ragtime Band", "In The Shadows" e "Song d'Automne", além de "Nearer, My God, To Thee", canção que aparece no filme.

O navio que resgatou sobreviventes

Por volta das 4h da madrugada do dia 15 de abril de 1912, os sobreviventes do naufrágio foram resgatados pelo navio Carpathia, assim como aparece no longa. O navio estava a caminho de Fiume, Áustria-Hungria, e alterou a rota para que os sobreviventes pudessem receber cuidados adequados.

Acompanhe Entretenimento nas Redes Sociais