"Uma Prova de Amor": filme com caso de "savior sibling" é história real?
Longa é exibido na Sessão da Tarde desta quinta-feira (31)

A Sessão da Tarde da TV Globo exibe, nesta quinta-feira (31), o filme "Uma Prova de Amor".
Na história, Sara (Cameron Diaz) e Brian Fitzgerald (Jason Patric) descobrem que sua filha única, Kate (Sofia Vassilieva), possui leucemia e deve morrer em breve. Na tentativa de salvar a criança, os dois decidem gerar um novo filho por fertilização in vitro que seja um doador compatível com Kate.
Desde seu nascimento e durante sua infância, Anna (Abigail Breslin) realiza doações de sangue e de medula para a irmã mais velha. Ao completar 11 anos, ela deveria doar um rim para Kate, mas decide lutar contra os próprios pais na justiça para se emancipar e poder decidir o que fazer com o próprio corpo.
O longa retrata um caso de "savior sibling" (irmão salvador, em português) – situação em que os pais decidem gerar um novo filho por fertilização in vitro para que essa criança possa salvar seu irmão mais velho que sofre de alguma doença. Embora o filme não conte a história de uma família real, a trama tem inspiração em um caso semelhante que ocorreu nos Estados Unidos.
Qual a inspiração de "Uma Prova de Amor"?
O filme é uma adaptação do livro de Jodi Picoult, "My Sister's Keeper" (mesmo nome do longa em inglês). A história é ficcional, mas foi inspirada pelo caso real dos irmãos americanos Molly e Adam Nash.
No início dos anos 2000, em um procedimento até então inédito, o casal Lisa e Jack Nash decidiram ter um segundo filho por fertilização in vitro para salvar sua filha mais velha, Molly, de seis anos, que possuía uma doença chamada anemia de Fanconi e tinha pouco tempo de vida.
Os pais produziram vários embriões e, após diversos testes, escolheram aquele que seria livre de doenças genéticas. Adam Nash nasceu em agosto de 2000 e teve as células-tronco de seu cordão umbilical doadas para a irmã.
O procedimento funcionou, mas levantou um debate mundial sobre os limites éticos e médicos do conceito de "irmão salvador". Foi esse debate que inspirou o livro e o filme "Uma Prova de Amor".


