Vídeo de cogumelo cultivado em papel higiênico viraliza; entenda
O cultivo do fungo dentro do papel higiênico despertou a curiosidade dos internautas

A internet não cansa de produzir experimentos inesperados e que trazem a indagação "Será que isso é mesmo possível"?
O vídeo que provocou a curiosidade dos internautas nesta semana ensina como cultivar a espécie de fungo Pleurotus ostreatus (shimeji-preto) em um papel higiênico.
Postado no TikTok, o experimento não demorou para viralizar e, principalmente, lançar diversas dúvidas sobre se é mesmo possível plantar fungos em locais não usuais. No caso desse local ser um papel higiênico, a resposta é sim.
Cultivo de fungos
O taxonomista Mateus Ribeiro explicou em um vídeo postado no Twitter como o experimento funciona. O cultivo em papel higiênico é possível porque ele é composto basicamente por celulose, o "único elemento que a espécie necessita para crescer".
Mateus ainda afirma que também é possível reproduzir o mesmo cultivo em "papelão e outros itens feitos com celulose”.
Para quem se perguntou se é seguro comer o cogumelo, Mateus esclarece: "Sim, é seguro consumir o cogumelo cultivado neste meio".
Como fazer o experimento em casa
No próprio vídeo postado no TikTok, a especialista em jardinagem Misilla Dela Llana explica passo a passo como você pode cultivar o alimento dentro de um papel higiênico. Confira:
- Ferva a água em uma panela grande e retire do fogo;
- Coloque um rolo de papel higiênico na água quente até ficar totalmente molhado. Remova e coloque para escorrer. Deixe esfriar;
- Coloque o papel higiênico em um saco plástico;
- Despeje um pouco de sementes no centro do rolo;
- Feche o saco com um elástico bem firme;
- Coloque em uma área com temperatura em torno de 18ºC. O período de incubação do experimento do vídeo durou cerca de 4 semanas e meia;
- Para estimular a frutificação após o período de quatro semanas e meia, coloque o saquinho na geladeira por 2 dias;
- Retire o saco da geladeira e o elástico para permitir a circulação do ar;
- Após a frutificação do cogumelo, retire da geladeira e borrife água cerca de 3 vezes por dia.