Você conhece o MAMA Awards? Veja 5 momentos marcantes da premiação
Evento é um dos mais importantes da indústria musical sul-coreana e acontece uma vez por ano; BTS é o grupo mais premiado com 52 troféus

O MAMA Awards é a maior premiação da indústria musical sul-coreana e acontece uma vez por ano. A edição de 2025 já se aproxima e ocorre nos dias 28 e 29 de novembro no KAI TAK Stadium, em Hong Kong, na China.
Produzida pelo canal de televisão coreano MNET, o evento tem uma forma de avaliação e repercussão parecidas com o VMA (MTV Video Music Awards). O evento conta com apresentações ao vivo e já rendeu muitos momentos marcantes, como o retorno histórico do grupo de K-pop 2NE1 em 2015.
O período de elegibilidade para álbuns e músicas vai de 1º de outubro de 2024 a 30 de setembro de 2025. Os álbuns, músicas e artistas são avaliados com base em dados musicais globais e análise de um painel de especialistas.
A votação começou no dia 16 de outubro. Já a segunda etapa se iniciou no dia 30 de outubro. O público pôde votar nos favoritos na página oficial do MAMA Awards, na plataforma Mnet Plus e no X.
Confira os momentos mais marcantes da premiação
1. Retorno do Big Bang em 2024
A edição do ano passado ocorreu nos dias 21, 22 e 23 de novembro e contou com o retorno de G-Dragon aos palcos, após cerca de nove anos. O Idol é integrante de um dos maiores boy groups da segunda geração do K-pop (grupos que fizeram a sua estreia entre os anos 2000 e 2010).
A surpresa veio quando os outros dois integrantes do grupo cantaram os hits "Fantastic Baby e "BANG BANG BANG" ao lado de G-Dragon em uma apresentação histórica no evento. O Big Bang iniciou a carreira em 2006 e é considerado um dos grupos mais influentes do K-pop.
2. Seventeen ganha "Artista do Ano" após 9 anos de carreira
Após nove anos de carreira, o Seventeen ganhou o tão cobiçado prêmio de Artista do Ano (Daesang) no MAMA Awards 2024. O grupo estreou em 2015 com o single "Adore U" e coleciona sucessos.
O grupo, que é considerado um dos maiores da atualidade, sempre fez questão de produzir suas próprias músicas. Woozi, principal produtor do grupo, carrega até hoje o recorde de artista mais novo a se tornar parte da Associação de Copyright Musical Coreana (KOMCA) com créditos em composição, arranjo e produção em quase 200 canções.
3. BTS faz discurso emocionante ao receber prêmio em 2018
O grupo BTS recebeu o prêmio de "Artista do Ano" no Mnet Asian Music Awards na edição de 2018 e fez um discurso emocionante de agradecimento, no qual os sete integrantes revelaram que no início daquele ano, pensaram na possibilidade de separação. Apesar disso, eles decidiram continuar juntos e, na época, renovaram o contrato por mais 7 anos.
“Eu me lembro do início do ano. Conversando entre nós, chegamos a considerar a separação. Eu acho que somos muito afortunados de estarmos juntos e de termos alcançado bons resultados", disse Jin.
4. Taemin e Sunmi realizam apresentação em dupla
O idol Taemin do grupo SHINee e a cantora Sunmi, ex-integrante do grupo Wonder Girls, fizeram uma apresentação em dupla no MAMA de 2017, em Hong Kong. A performance foi um mashup muito comentado na época.
Sunmi cantou o hit "Gashina" e Taemin cantou o icônico sucesso "Move". A apresentação chamou atenção pela química dos artistas e pela energia da dupla no palco.
5. Jackson (GOT7) tem reação hilária à apresentação de JYP
Após a apresentação da cantora Hwasa, do Mamammoo, e do cantor JYP durante a premiação em 2019, a câmera focou na reação de Jackson Wang, participante do GOT7, que foi considerada icônica para os fãs. A expressão era de surpresa e desgosto, e em entrevistas seguintes, disse que ficou apavorado com a apresentação.


