Whindersson, Hassum, Sant’Anna: comédia brasileira é aposta da Netflix para 2022

Em evento online, Netflix anuncia novidades e revela que 2022 será o ano com mais produções brasileiras já lançadas na plataforma

Nova série de humor policial, 'Nada Suspeitos', com Fernanda Paes Leme
Nova série de humor policial, 'Nada Suspeitos', com Fernanda Paes Leme Alisson Louback/Netflix

Luana Franzãoda CNN*

São Paulo

Ouvir notícia

A plataforma de streaming Netflix já produz conteúdo original no Brasil há alguns anos, mas o mercado brasileiro tem ganhado cada vez mais destaque no catálogo. Em 2021, projetos como Cidade Invisível e Pai em Dobro alcançaram o Top 10 entre os conteúdos mais assistidos no streaming em língua não-inglesa.

Em 2022, no entanto, os brasileiros devem de destacar ainda mais entre novos lançamentos, com a comédia protagonizando o novo lote de conteúdos.

O elenco é uma das maiores apostas da plataforma para atrair os espectadores: Whindersson Nunes e GKay puxam a audiência da internet – o primeiro soma impressionantes 54,7 milhões de seguidores no Instagram, e a segunda 15,2 milhões –, enquanto nomes como Rodrigo Sant’Anna, Fernanda Paes Leme e Leandro Hassum apelam ao público da televisão aberta. Sobrou espaço até mesmo para estrelas das novelas, como Vera Fischer e Rômulo Arantes Neto.

Durante o evento online “Mais Brasil na Tela”, nesta terça-feira (23), a Netflix anunciou diversos conteúdos e seus novos formatos. Whindersson Nunes lançará um novo stand-up, Rodrigo Sant’Anna lidera a primeira sitcom brasileira da plataforma e um especial de comédia chamado Cheguei. Leandro Hassum também dará as caras novamente, com o filme Vizinhos.

Os especiais de Natal, não tão comuns no cinema brasileiros, voltam ao catálogo. Em 2020, a estreia de Tudo Bem no Natal Que Vem atraiu 26 milhões de espectadores em todo o mundo, e neste ano GKay, Sérgio Malheiros e Vera Fischer tentam repetir o sucesso, com Um Natal Cheio de Graça.

“A comédia e o humor são uma linguagem universal, elas trazem consigo uma autenticidade por trás, é um gênero popular. Antes de ser a cara do Brasil no exterior, é a cara do Brasil para o Brasil”, disse Haná Vaissman, diretora de conteúdo para séries roteirizadas no Brasil da Netflix, em entrevista à CNN.

Ela considera que a indústria audiovisual passa por um momento de aquecimento e o público brasileiro tem sede de conteúdo nacional. “2022 será o nosso maior ano em produções brasileiras até aqui. Continuaremos a trazer, todos os meses, conteúdo brasileiro inédito e exclusivo da Netflix, com a maior variedade de gêneros e formatos que ofertamos até hoje”, afirmou.

A comédia, como um dos carros chefes do entretenimento brasileiro há muito tempo, parece um caminho natural para o streaming. “O que aprendemos é que [os espectadores] querem mais histórias autênticas brasileiras, e a comédia é um gênero que o brasileiro ama, quer assistir e se envolve – ele se identifica com os personagens e com as tramas. São essas histórias e a originalidade brasileira que fazem com que pessoas de todo o mundo se conectem com as produções do país”, explicou Vaissman sobre a exportação do conteúdo para a audiência internacional.

Mais Recentes da CNN