Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    Xamã, de “Renascer”, foi responsável por “Leão”, hit na voz de Marília Mendonça

    Parceria entre os cantores foi lançada originalmente no álbum "Zodíaco" em 2020

    Marília Mendonça participou da música "Leão" do rapper Xamã e depois lançou uma gravação solo da faixa
    Marília Mendonça participou da música "Leão" do rapper Xamã e depois lançou uma gravação solo da faixa Divulgação

    Giovanna Bronzeda CNN

    O rapper Xamã, dono do hit “Malvadão 3”, estreou na novela “Renascer” nesta semana. Mas além do “vapo vapo do Malvadão”, o cantor é responsável por outro sucesso no país: “Leão”, com versão gravada na voz de Marília Mendonça.

    A música “Leão” viralizou nas redes sociais e, segundo a Pro-Música, foi a faixa mais ouvida no país em 2023. Esse hit na voz de Marília Mendonça foi póstumo – ou seja, foi lançado após a morte da cantora, que ocorreu em novembro de 2021.

    “Leão” é uma das 12 faixas de “Zodíaco”, álbum do Xamã que foi lançado em dezembro de 2020. Cada música é para um dos signos do Zodíaco. Enquanto “Leão” é um feat com Maríllia, “Capricórnio” é feita com Gloria Groove e “Câncer” com Luísa Sonza.

    Na voz de Marília Mendonça, “Leão” foi lançada como parte do EP “Decretos Reais, Vol. 2”, em 2022. A música gravada ao vivo traz, inclusive, a cantora abrindo a música com “Um beijo, Xamã!”

    O EP foi um dos lançamentos póstumos da cantora, que totalizaram três. Depois, em 2023, foi lançado o álbum completo “Decretos Reais”.

    Segundo um levantamento feito pelo Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) a pedido da CNN, a música “Leão” já teve 13 gravações até o momento – e Marília Mendonça foi a que mais gravou a canção, com quatro versões.

    O Ecad registra as músicas feitas pelo artistas pois é responsável pela arrecadação e distribuição dos direitos autorais para os responsáveis pelas canções.

    Xamã é o autor e recebe os direitos autorais quando a faixa toca publicamente e os canais e espaços públicos. Já a família de Marília Mendonça recebe os direitos autorais quando a versão que ela é intérprete toca publicamente. A distribuição para os herdeiros de Marília ocorrem até 70 anos após a morte da cantora.

    “É importante destacar que as obras musicais são as composições, com letra e/ou melodia e em parceria ou não. Já as gravações são registros de obras musicais disponibilizadas em forma digital (como no streaming) ou em suporte físico (como um DVD). Com isso, uma mesma obra musical pode ter diferentes gravações, como, por exemplo, a original, uma versão acústica ou um show gravado para um DVD”, explicou o Ecad.

    Xamã estreou como ator no horário nobre em “Renascer”

    No remake da novela “Renascer”, Xamã interpreta o personagem Damião. Sua estreia ocorreu na última terça-feira (20).

    Durante a estreia, o nome do rapper chegou a ficar entre os assuntos mais comentados do X, antigo Twitter.

    Na novela, Damião é contratado para matar José Inocêncio. No entanto, o personagem acaba se tornando um dos mais fiéis amigos de José.