Coronavírus faz CBF suspender torneios nacionais por tempo indeterminado


Da CNN Brasil, em São Paulo
15 de março de 2020 às 16:42 | Atualizado 16 de março de 2020 às 12:24

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) suspendeu neste domingo (15) todas as competições nacionais sob sua coordenação: Copa do Brasil, Campeonato Femininos A1 e A2, Campeonato Brasileiro Sub-17 e Copa do Brasil Sub-20.

A continuidade dos torneios estaduais serão decididas por cada federação local. Até o momento, os jogos estão mantidos. Em comunicado, a CBF disse que "respeitará a autonomia" das entidades.

Na rodada atual, alguns estados optaram por realizar as partidas com portões fechados, principalmente nas regiões sul e sudeste. Jogos como São Paulo e Santos, pelo Paulistão, e Flamengo e Portuguesa, no Carioca, aconteceram sem nenhum torcedor na arquibancada.

“Sabemos e assumimos a responsabilidade do futebol na luta contra a expansão da COVID-19 no Brasil”, afirma o presidente da CBF, Rogério Caboclo. De acordo com os últimos dados do Ministério da Saúde, da tarde deste sábado (14), havia 121 casos confirmados do novo coronavírus em território nacional.

Jogos cancelados em todo o mundo

Todos os jogos da Champions League, principal liga europeia, foram adiados indeterminadamente. O mesmo aconteceu com os jogos dos campeonatos italiano, francês e alemão.

A Premier League inglesa foi suspensa até 3 de abril após o técnico do Arsenal, Mikel Arteta, e o jogador do Chelsea, Callum Hudson-Odoi, serem testarem positivo para o novo vírus.

São Paulo

A Federação Paulista de Futebol (FPF) faz reunião nesta segunda-feira (16) para decidir sobre continuidade de suas competições. Haverá reuniões para falar sobre Paulistão (10h), Série A2 (11h30) e Série A3 (16h30).

Neste final de semana, apenas os jogos na capital paulista tiveram portões fechados. Jogo de “despedida” do Paulistão deve ser nesta segunda, às 20h, o clássico entre Guarani x Ponte Preta, em Campinas, com portões fechados.