CBF autoriza retorno dos treinamentos nos clubes a partir de 2 de maio

No entanto, cada equipe deverá respeitar as orientações das Federações Estaduais, que poderão passar datas diferentes

Isabella Antais da CNN, no Rio de Janeiro
28 de abril de 2020 às 20:55 | Atualizado 28 de abril de 2020 às 21:14
CBF estuda com os clubes o melhor momento para o retorno do futebol
Foto: Lucas Figueiredo/CBF

A CBF e as 27 Federações Estaduais reafirmaram em reunião nesta terça-feira (28), por videoconferência, a intenção de retomar o futebol assim que for possível, com garantia de segurança e saúde para todos os envolvidos.

O primeiro passo será a retomada dos treinamentos por parte dos clubes, o que poderá ocorrer a partir do momento em que se encerrarem as férias coletivas dos atletas, a partir de 2 de maio. Cada clube irá avaliar o seu procedimento junto à respectiva federação, que poderá passar uma data diferente.

"Com orientação do protocolo da Federação Estadual, seguindo preceitos do protocolo da CBF", afirmou Walter Feldman, secretário geral da CBF.

O compromisso das entidades é construir um calendário e protocolos para a retomada gradual das competições, a começar pelos campeonatos estaduais, ainda sem data definida.

Ficou assegurada a autonomia das Federações Estaduais na condução dessas medidas junto às autoridades de saúde, respeitando as características e o momento vivido por cada Estado em relação à pandemia.