10 jogos imperdíveis dos principais campeonatos europeus

Esta quarta-feira (17) marca o retorno da Premier League e a primeira decisão de um campeonato europeu após a pausa pela Covid-19

Pietra Carvalho, da CNN, em São Paulo
17 de junho de 2020 às 14:57
A Premier League está entre os destaques do retorno do futebol europeu com o clássico entre Manchester City x Arsenal
Foto: Phil Noble/Reuters

Esta quarta-feira (17), marca o retorno de um dos maiores campeonatos nacionais da Europa, a Premier League. A volta da liga inglesa fica por conta do clássico entre Manchester City x Arsenal. Já na Itália, o destaque do dia é a final da Copa Itália, a primeira decisão de um torneio após a pausa pela Covid-19. 

As próximas semanas também serão movimentadas pela retomada das fases finais da Liga dos Campeões da UEFA, interrompida após o primeiro jogo das oitavas de final, e pela conclusão dos campeonatos italiano, alemão, português e espanhol. Confira abaixo a lista de 10 jogos imperdíveis na retomada das competições europeias. 

Premier League

Entre os campeonatos nacionais europeus a Premier League é a que possui o cenário mais emocionante entre os competidores. Apesar da liderança absoluta do Liverpool, com 25 pontos de vantagem sobre o vice-líder Manchester City, a disputa por vagas na Liga dos Campeões de 2021 garante a emoção das últimas rodadas. 

O City recorre de uma decisão que pode suspendê-lo por dois anos do torneio continental por quebrar regras financeiras, o que abriria uma vaga para o quinto colocado. Além do Liverpool, o Leicester City, terceiro colocado na competição, também está com uma vantagem confortável para garantir sua classificação. 

Mesmo sem o julgamento final do recurso do vice-líder, a última posição do G4, atualmente ocupada pelo Chelsea, promete uma disputa acirrada envolvendo o Manchester United, Wolves, Sheffield United, Tottenham e Arsenal. 

Manchester City x Arsenal
Quarta-feira,17/06, às 16h45
Estádio: Etihad Stadium, em Manchester

Tottenham x Manchester United
Sexta-feira, 19/06, às 16h15
Estádio: Tottenham Hotspur Stadium, em Londres

Copa Itália

Juventus x Napoli

Quarta-feira, 17/06, às 16h 

Estádio Olímpico de Roma

O torneio tradicional no país, decidido em jogo único, será disputado nesta quarta-feira (17) no clássico entre Juventus, liderado por Cristiano Ronaldo, e Napoli. É a primeira final do futebol europeu após o fim do pico de Covid-19. 

O campeonato nacional italiano retorna da paralisação pelo novo coronavírus apenas no sábado (20), mas a Copa já foi retomada há uma semana, com o segundo jogo das semifinais, em que o empate em 1 a 1 do Napoli diante da Inter de Milão e o 0 a 0 do Juventus com o Milan, levaram os times à final. 

A partida desta quarta marca o 12ª confronto entre as equipes na decisão da Copa Itália. Nas 11 partidas anteriores foram registradas cinco vitórias para a Juventus, dois empates e quatro vitórias para o Napoli.

La Liga

Sevilla x Barcelona

Sexta-feira, 19 de junho, às 17h 

Estádio Ramón Sánchez Pijzuán, em Sevilla 

Faltando nove rodadas para o fim do Campeonato Espanhol, o Barcelona mantém a liderança, com 5 pontos de vantagem para o vice Real Madrid. Com os dois times isolados na disputa pelo título nacional, o duro confronto da equipe catalã com o terceiro colocado Sevilla promete definir o futuro da taça. 

Liga Europa

Roma x Sevilla 

5 ou 6 de agosto, horário a definir, estádio a definir (na Alemanha)

Inter de Milão x Getafe

5 ou 6 de agosto, horário a definir, estádio a definir (na Alemanha)

Segunda competição mais importante do continente, a Liga Europa seguirá os moldes da Liga dos Campeões da UEFA e fará todos os jogos das fases finais no mesmo país, a Alemanha. A conclusão das oitavas de final será realizada nos dias 5 e 6 de agosto, em estádios e horários ainda a definir. 

Os destaques ficam por conta de Roma x Sevilla e Inter de Milão x Getafe, que não contaram com confronto pré-pandemia e serão definidos em jogo único. 

Liga dos Campeões

Últimos jogos das oitavas de final da Liga dos Campeões de 2020:

Barcelona x Napoli (jogo de ida: 1 a 1)

7 ou 8 de agosto, horário a definir, estádio a definir

Manchester City x Real Madrid (jogo de ida: 2 a 1 para o City) 

7 ou 8 de agosto, horário a definir, estádio a definir

Juventus x Lyon (jogo de ida: 1 a 0 para o Lyon)

7 ou 8 de agosto, horário a definir, estádio a definir

Bayern x Chelsea (jogo de ida: 3 a 0 para o Bayern)

7 ou 8 de agosto, horário a definir, estádio a definir 

Disputados em dois jogos, quatro dos oito confrontos das oitavas de final da Liga dos Campeões não foram concluídos. A UEFA anunciou nesta quarta-feira (17) que as partidas remanescentes serão realizadas nos dias 7 e 8 de agosto, com portões fechados. 

Ainda não foi definido se os jogos poderão ser sediados no estádio dos times mandantes ou se eles também serão realocados para as cidades de Porto e Guimarães, próximas a Lisboa, que receberá as últimas fases do campeonato.