Grêmio e Palmeiras vão decidir a Copa do Brasil

Partidas decisivas serão realizadas nos dias 3 e 10 de fevereiro de 2021

Guilherme Venaglia, da CNN, em São Paulo
30 de dezembro de 2020 às 23:29
Copa do Brasil
Taça da Copa do Brasil
Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Palmeiras e Grêmio se classificaram para a final da Copa do Brasil de 2020, eliminando América-MG e São Paulo, respectivamente.

Os jogos de volta das semifinais da Copa do Brasil foram disputados nesta quarta-feira (30), com o tricolor gaúcho segurando o empate em 0 a 0 no Morumbi e o Palmeiras vencendo o América por 2 a 0.

Na partida de ida, na quarta-feira da semana passada, o Grêmio havia vencido o São Paulo por 1 a 0; Palmeiras e América-MG empataram em 1 a 1.

Os finalistas terão agora pouco mais de um mês para se prepararem para a decisão. Após os adiamentos em função da pandemia da Covid-19, os dois jogos da final da competição foram agendados pela CBF para os dias 3 e 10 de fevereiro de 2021.

Dos times classificados para a semifinal, Grêmio, com cinco títulos, e Palmeiras, com três conquistas, já venceram a Copa do Brasil. O São Paulo e o América-MG não, sendo que o tricolor paulista já foi vice-campeão em 2000.

Dos quatro técnicos que chegaram até a penúltima fase, apenas Renato Gaúcho, do Grêmio, já venceu a competição. O treinador já foi campeão duas vezes, uma em 2007, pelo Fluminense, e outra em 2016, já pelo tricolor gaúcho.

Assista e leia também:

Premier League: jogo entre Tottenham e Fulham é cancelado após casos de Covid-19

Federação divulga tabela do Campeonato Paulista de 2021

91% das reações na web à festa de Neymar são negativas, indica levantamento

Os outros três técnicos semifinalistas, Fernando Diniz (São Paulo), Lisca (América-MG) e o português Abel Ferreira (Palmeiras) ainda não venceram a competição. Em tempos de muitos técnicos estrangeiros, sobretudo portugueses, no futebol brasileiro, destaca-se que nenhum treinador oriundo de outro país já venceu a competição.

O recordista de títulos é o Cruzeiro, com seis conquistas, seguido pelo Grêmio, com cinco, e por Flamengo, Corinthians e Palmeiras, com três cada. Os técnicos que mais venceram são Luiz Felipe Scolari, com quatro títulos, e Mano Menezes, com três conquistas da competição.