Conselheiro do premiê japonês diz que é incerto se Olimpíada pode ser realizada


Da CNN, em São Paulo*
13 de janeiro de 2021 às 04:05
Olimpíada de Tóquio seria realizada de 24 de julho a 9 de agosto
Olimpíada de Tóquio seria realizada de 24 de julho a 9 de agosto de 2020. Agora, está prevista para de 23 de julho a 8 de agosto de 2021
Foto: Denis Balibouse - 24.mar.2020/ Reuters


O chefe do grupo japonês de bebidas Suntory Holdings, que também é conselheiro do premiê japonês, disse, em entrevista à agência Reuters, que considera incerto se o Japão poderia sedia a Olimpíada de Tóquio em 2021 por conta da pandemia do novo coronavírus, mas que o país deve fazer o possível para conseguir realizar o vento.

"Não tenho certeza se conseguiremos realizar as Olimpíadas de Tóquio ou não", disse Takeshi Niinami, conselheiro do premiê Yoshihide Suga.

 

"Mas é uma grande mensagem para o mundo, devemos fazer todo o esforço", acrescentou. Ele espera ser possível saber até o final de março se a realização do evento é possível.

O Japão inicialmente conseguiu evitar uma grande explosão de casos do novo coronavírus, mas as infecções têm aumentado constantemente.

O governo planeja expandir o estado de emergência declarado para a área de Tóquio na semana passada para mais sete prefeituras do país nesta quarta-feira (13). O cenário leva a pessimismo de alguns analistas sobre a possibilidade de realizar o evento esportivo global no meio do ano. 

Uma pesquisa conduzida pela emissora pública japonesa NHK mostra que 77% dos entrevistados acreditam que as já atrasadas Olimpíadas de Tóquio 2020 deveriam ser canceladas ou adiadas ainda mais.

Cerca de 38% disseram que os Jogos deveriam ser totalmente cancelados e 39% acreditam que deveriam ser adiados pela segunda vez.

Apenas 16% dos entrevistados disseram acreditar que os Jogos devem acontecer neste verão.

A NHK conduziu a pesquisa de 9 a 11 de janeiro, telefonando aleatoriamente para pessoas com 18 anos ou mais. Um total de 1.278 pessoas responderam, ou 59% dos contatados. A pesquisa foi realizada usando Random Digit Dialing (RDD) - um método que faz chamadas aleatoriamente para telefones fixos e celulares.

Os resultados da pesquisa foram divulgados alguns dias depois de Tóquio e as prefeituras vizinhas serem colocadas em estado de emergência devido ao número crescente de infecções por Covid-19, que estão em seus níveis mais altos desde o início da pandemia.

* Com informações de Junko Ogura, da CNN; e Kevin Krolicki, da Reuters