Oito clubes brasileiros garantem vaga na Libertadores; veja os classificados

Flamengo, Internacional, Atlético-MG, São Paulo e Palmeiras estão na fase de grupos; Grêmio ou Fluminense podem fugir de fase prévia, que Santos jogará

Murillo Ferrari, da CNN, em São Paulo
26 de fevereiro de 2021 às 07:35 | Atualizado 26 de fevereiro de 2021 às 07:39
Oito clubes brasileiros jogarão a Libertadores 2021
Oito clubes brasileiros jogarão a Libertadores 2021
Foto: Reprodução/LibertadoresBR/Twitter

Com o fim do Campeonato Brasileiro de 2020, conquistado pelo Flamengo, foram definidos também os clubes classificados para a Copa Libertadores e para a Copa Sul-Americana.

Flamengo, Internacional, Atlético-MG e São Paulo, os quatro primeiros colocados do Brasileirão, além do Palmeiras, atual campeão do torneio continental, já estão garantidos na fase de grupos da competição.

Fluminense e Grêmio – 5º e 6º no Campeonato Brasileiro, respectivamenete – também garantiram, ao menos, uma vaga na fase preliminar da Libertadores. 

Um dos dois, no entanto, passará automaticamente para a fase de grupos depois da final da Copa do Brasil enquanto o outro enfrentará o Ayacucho, do Peru, na fase 2 da competição.

Isso porque a final da Copa do Brasil – cujo campeão garante uma vaga na Libertadores – será entre o próprio Grêmio e o Palmeiras, já classificado para a Libertadores por ser o atual campeão continental. 

Se o time paulista ganhar, a vaga direta fica com o tricolor carioca. Se o Grêmio vencer, então será o próprio tricolor gaúcho que escapará das fases prévias da Libertadores.

Oitavo colocado no Brasileiro, o Santos também garantiu uma vaga na Libertadores. O clube entrará na segunda fase e jogará com o Deportivo Lara, da Venezuela.

Os confrontos prévios da Libertadores foram definidos no começo de fevereiro pela Conmebol. Já os grupos serão sorteados em 9 de abril. Os confrontos da competição começam em 20 de abril.

Veja todos os clubes brasileiros que jogarão a Libertadores em 2021:

  • Flamengo (fase de grupos)
  • Internacional (fase de grupos)
  • Atlético-MG (fase de grupos)
  • São Paulo (fase de grupos)
  • Palmeiras (fase de grupos)
  • Fluminense (fase de grupos/fase 2)
  • Grêmio (fase de grupos/fase 2)
  • Santos (fase de 2)

Copa Sul-Americana

O fim do Brasileirão 2020 também confirmou os seis clubes brasileiros que disputarão a Copa Sul-Americana.

Neste ano, do 9º ao 14º colocado no torneio nacional garantiram vaga para a competição. São eles, respectivamente: Athletico-PR, Bragantino, Ceará, Corinthians, Atlético-GO e Bahia.