Colômbia vai pedir adiamento da Copa América

O torneio, sediado em conjunto por Colômbia e Argentina, deveria começar no próximo mês

Reuters
20 de maio de 2021 às 20:26 | Atualizado 20 de maio de 2021 às 21:28
Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol
Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol, que adiou a Copa América para 2021
Foto: Luisa Gonzalez - 03.dez.2019/ REUTERS

 A Colômbia irà pedir à Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) para adiar o torneio da Copa América até que espectadores possam frequentar os estádios, disse o ministro dos Esportes do país, Ernesto Lucena, nessa quinta-feira (20).

O torneio, sediado em conjunto por Colômbia e Argentina, deveria começar no próximo mês.

O torneio teria início no dia 13 de junho, com o confronto entre Argentina e Chile, no Monumental de Núñez, em Buenos Aires. No mesmo dia acontecerá o jogo entre Paraguai e Bolívia, no Malvinas Argentinas, em Mendoza.

 

Lucena garantiu que o ideal seria ter pelo menos 50% da capacidade dos estádios e disse que a decisão final será da entidade que comanda o futebol sul-americano.

O presidente da Argentina, Alberto Fernández, propôs na última terça-feira (18) que seu país “organize sozinho” a Copa América, caso a Colômbia não possa sediá-la por causa da crise política, econômica e social que atravessa e que se soma à pandemia do novo coronavírus (covid-19).

Os últimos confrontos da Copa Libertadores disputados na Colômbia foram afetados por protestos sociais, e os jogadores da liga local exigiram a suspensão do campeonato.

A Seleção Brasileira faria sua estreia contra a seleção venezuelana, no estádio Atanasio Girardot, em Medellín, na Colômbia. O Brasil é o atual campeão do torneio e contabiliza 9 vitórias na história da competição.

Até o momento, os jogos previstos da seleção brasileira são:

14/06: Brasil x Venezuela, Atanasio Girardot, 18h
18/06: Peru x Brasil, Olímpico Pascual Guerrero, 21h
24/06: Colômbia x Brasil, Metropolitano Roberto Meléndez, 20h
28/06: Equador x Brasil, Nemesio Camacho El Campín, 20h