Dinamarca avança para semifinal da Euro com 2 a 1 sobre a República Tcheca
É a primeira vez que o país chega a essa fase desde que venceram o título europeu, em 1992

A Dinamarca bateu a República Tcheca por 2 a 1 e se classificou para as semifinais numa nervosa quarta-de-final da Eurocopa neste sábado (3), em Baku (Azerbaijão). É a primeira vez que o país chega a essa fase desde que venceram o título europeu, em 1992.
O país nórdico abriu o placar, aos cinco minutos de jogo, quando Thomas Delaney acertou uma cabeçada, depois de cruzamento em escanteio. Os replays, depois, mostraram que o escanteio foi marcado erradamente, porque a bola não bateu por último num jogador tcheco.
Os dinamarqueses dobraram o placar pouco antes do fim do primeiro tempo, quando Kasper Dolberg desviou um cruzamento perfeito de Joakim Maehle.
No início do segundo tempo, aos quatro minutos, o artilheiro tcheco Patrick Schick aproveitou um cruzamento de Vladimir Coufal, colocando no canto do gol. Dessa forma, ele marcou o seu quinto gol no torneio, empatando com Cristiano Ronaldo, do Portugal, no topo da tabela de artilheiros.
Os tchecos pressionaram no segundo tempo, mas a Dinamarca mostrou força defensiva e rapidez nos contra-ataques, garantindo a classificação. Foram duas boas chances perdidas para os dinamarqueses, com boas defesas do goleiro Tomas Vaclik.
O próximo jogo do time do técnico Kasper Hjulmand será no lendário estádio de Wembley, em Londres, contra o vencedor de Ucrânia e Inglaterra, que jogam hoje às 16 horas.
O resultado de hoje vingou uma derrota sofrida pelos dinamarqueses contra os tchecos, de 3 a 0, nas quartas-de-final da Euro 2004, e representa a terceira vez que o país chega nesta fase.
A Dinamarca fica mais próxima de tentar repetir o surpreendente título da Euro 92, quando contava com o atacante Brian Laudrup e o goleiro Peter Schmeichel, pai do atual goleiro do time, Kasper Schmeichel.