Atleta da NFL é o primeiro jogador em atividade da liga a anunciar que é gay

Carl Nassib, da linha defensiva do Las Vegas Raiders, publicou um vídeo no Instagram com a novidade nesta segunda (21)

Jill Martin, da CNN

Ouvir notícia

 

O jogador da linha defensiva do Las Vegas Raiders Carl Nassib se tornou o primeiro jogador em atividade da NFL — liga de Futebol Americano dos Estados Unidos — na história da competição a anunciar que é gay.

Em um vídeo publicado no Instagram do atleta nesta segunda-feira (21), Nassib disse afirmou que “finalmente” se sentiu confortável para dar a notícia ao público. “E aí, pessoal. Eu sou Carl Nassib. Estou na minha casa aqui em Westchester, Pensilvânia. Eu só queria tomar um momento rápido para dizer que sou gay. Eu tenho pretendido fazer isso há um tempo, mas eu finalmente me sinto confortável o suficiente para tirá-lo do meu peito”, disse no vídeo.

Aos 28 anos, Nassib está em sua quinta temporada na NFL e a segunda com os Raiders. Ele também já atuou pelo Cleveland Browns e Tampa Bay Buccaneers.

Em um comunicado que acompanha o vídeo, o atleta revelou que sofreu com a decisão de anunciar que era gay por 15 anos. Ele acrescentou que era uma pessoa privada e não buscava publicidade.

“Só acho que representação e visibilidade são muito importantes”, disse ele. “Na verdade, espero que um dia vídeos como este e todo o processo de revelação não sejam necessários. Mas até lá, farei o meu melhor e farei a minha parte para cultivar uma cultura de aceitação, de compaixão.”

Nassib anunciou também a doação de US$ 100.000 (cerca de R$ 501.000)  para o Projeto Trevor, uma organização de prevenção de suicídio e intervenção em crises para jovens LGBTQI+.

O atleta foi selecionado pelo Cleveland Browns na terceira rodada do draft de 2016 da NFL. Ele jogou pelos Browns na temporada 2016-2017, atuou pelo Tampa Bay Buccaneers em 2018 e 2019 e foi contratado pelos Raiders como um agente livre em 23 de março de 2020.

Jason Collins, que se tornou o primeiro jogador assumidamente gay da NBA quando se transferiu para o Brooklyn Nets em 2014, estava torcendo por Nassib nas redes sociais.

“Muito orgulho de Carl Nassib! Incrivelmente feliz por ele e mal posso esperar para vê-lo jogar nesta próxima temporada!”, escreveu Collins no Twitter.

A presidente e CEO da Aliança Gay & Lésbica Contra a Difamação (GLAAD), Sarah Kate Ellis, disse que o anúncio de Nassib foi “uma mensagem forte”.

“A saída poderosa de Carl Nassib é um reflexo histórico do crescente estado de visibilidade e inclusão LGBTQ no mundo dos esportes profissionais, que foi impulsionado por uma longa lista de bravos atletas LGBTQ que vieram antes dele”, disse Ellis em um comunicado.

“Como um atleta talentoso que agora é o primeiro jogador gay em exercício na NFL, a história de Carl Nassib não só terá um impacto profundo no futuro da visibilidade e aceitação LGBTQ nos esportes, mas enviará uma mensagem forte para muitas pessoas LGBTQ, especialmente os jovens, que um dia eles também podem crescer para ser e ter sucesso como atletas profissionais como ele”, finalizou.

Michael Sam se assumiu em antes do draft de 2014

Em 2014, Michael Sam tornou-se o primeiro jogador assumidamente gay a ser selecionado no draft da NFL quando o St. Louis Rams o escolheu na sétima rodada como a 249ª escolha geral. Os Rams, no entanto, cortaram Sam pouco antes do início da temporada.

Sam assinou com o time de treino do Dallas Cowboys, mas nunca esteve no elenco titular. Ele foi cortado depois de seis semanas.

Em 2015, ele apareceu em um jogo com o Montreal Alouettes da Canadian Football League antes de deixar o time.

Comissário da liga, Roger Goodell, faz declaração sobre os Raiders e Carl Nassib

O comissário da liga, Roger Goodell, afirmou em comunicado que a “família da NFL está orgulhosa de Carl por corajosamente compartilhar sua verdade hoje”. 

“A representação é importante. Compartilhamos sua esperança de que, em breve, declarações como as dele não sejam mais dignas de nota, enquanto marchamos em direção à igualdade total para a comunidade LGBTQ+. Desejamos a Carl muita sorte na próxima temporada”, diz a nota.

(Texto traduzido, clique aqui e leia o original em inglês).

Carl Nassib, primeiro atleta em atividade da NFL a se assumir gay
Carl Nassib, primeiro atleta em atividade da NFL a se assumir gay
Foto: Harry How/Getty Images

Mais Recentes da CNN