Francês Esteban Ocon vence pela primeira vez Fórmula 1

Piloto da Alpine subiu no lugar mais alto do pódio aos 24 anos; Sebastian Vettel, da Aston Martin, ficou em segundo, seguido por Lewis Hamilton, da Mercedes

Esteban Ocon, da Alpine, faz história e vence a Fórmula 1 pela primeira vez
Esteban Ocon, da Alpine, faz história e vence a Fórmula 1 pela primeira vez Foto: Reprodução / Twitter Fórmula 1

Reuters

Ouvir notícia

O piloto francês Esteban Ocon conquistou sua primeira vitória na Fórmula 1 com a Alpine, da Renault, neste domingo (1º), no Grande Prêmio da Hungria – o GP foi considerado um dos mais emocionantes de todos os tempos.

O início da corrida acabou sendo interrompido e reiniciado após um acidente durante a primeira volta. Sebastian Vettel, da Aston Martin, ficou em segundo – seguido pelo sete vezes campeão mundial da Mercedes, Lewis Hamilton, em terceiro. 

Hamilton completou o pódio depois de largar na pole position. Ele retomou a liderança do campeonato de Fórmula 1 de Max Verstappen, da Red Bull. 

O acidente no início da volta de largada provocou a saída de cinco pilotos – Bottas, Pérez, Norris, Leclerc e Stroll abandoram a prova após danos nos carros. 

Durante coletiva de imprensa após a vencer a corrida histórica, Ocon afirmou que foi “um dia fantástico” e agradeceu ao companheiro de equipe Fernando Alonso.

“Parabéns ao Fernando também, acho que a vitória também se deve a ele com a luta que ele fez. É um trabalho em equipe, foi um dia fantástico”, disse o piloto de 24 anos. Hamilton parabenizou Ocon por sua primeira vitória. 

“Quero dar os parabéns à equipe Alpine e ao Esteban pela sua primeira vitória. Ele é uma estrela que brilha há muito tempo”, disse. “Foi uma corrida difícil e não tinha mais nada no final. Considerando como as coisas correram no geral, temos de estar felizes com o P3”, avaliou o piloto da Mercedes. 

Resumo da corrida 

Como a chuva no início da corrida em Hungaroring, os 20 pilotos começaram com os pneus intermediários. O piloto Antonio Giovinazzi, no entanto, apostou nos pneus secos ainda no final da volta de formação.

Ainda no começo da corrida, Lewis Hamilton e Max Verstappen conseguiram boas fugas, mas Valtteri Bottas foi lento desde e ficou surpreso quando Lando Norris – que largou em sexto – o ultrapassou. 

Bottas então se aproximou da traseira da McLaren de Norris enquanto os carros começavam a afunilar na curva 1. Lando Norris foi empurrado em direção ao carro de Verstappen, enquanto o próprio Bottas bateu em Sergio Perez.

Bottas e Perez estavam fora da pista, enquanto Verstappen continuou, mas derrubou a ordem e estava carregando danos significativos, assim como Norris.

Logo atrás deste acidente, Lance Stroll tentou mergulhar na curva 1 do circuito, mas bateu na lateral da Ferrari, de Charles Leclerc, que por sua vez foi empurrada para a McLaren, de Daniel Ricciardo.

Enquanto isso, o líder do campeonato, Max Verstappen, caiu para o 13º lugar, mas a paralisação da bandeira vermelha permitiu que a Red Bull tentasse consertar seu carro danificado antes do reinício da prova.

Esteban Ocon
Francês Esteban Ocon, piloto da Alpine, conquistou sua primeira vitória na Fórmula 1 neste domingo (1º)
Foto: Reprodução / Twitter Fórmula 1

Os seis primeiros após o reinício da prova foram Hamilton, Esteban Ocon, Sebastian Vettel, Carlos Sainz, Yuki Tsunoda e Nicholas Latifi. 

Uma ida de Hamilton ao boxes, após a Mercedes avaliar mal as condições da pista sob chuva, permitiu que Ocon assumisse a liderança que manteria por quase todas as 70 voltas em Hungaroring. O piloto de 24 anos conseguiu evitar os avanços de Vettel ao longo da corrida para conquistar sua primeira vitória da Fórmula 1.

(Reportagem de Alan Baldwin, edição por William Maclean)

Tópicos

Mais Recentes da CNN