Liga dos Campeões terá reta final com jogos únicos em Lisboa

Uefa deve finalizar programação com duelos em território português a partir da fase quartas de final

Simon Evans, da Reuters
Mohamed Salah marca de pênalti na vitória do Liverpool contra Tottenham Hotspur
Mohamed Salah marca de pênalti na vitória do Liverpool contra o Tottenham Hotspur na final da Liga dos Campeões de 2019  • Foto: Toby Melville/Reuters
Compartilhar matéria

A Uefa deve finalizar a Liga dos Campeões com jogos únicos a partir das quartas de final, realizados durante 10 dias em Lisboa, de acordo com um plano que será apresentado ao comitê executivo para ratificação na quarta-feira (17).

Uma fonte com conhecimento das discussões entre clubes e o órgão que comanda o futebol europeu disse à Reuters que a proposta deve ser acertada após um consenso nesta segunda-feira (15).

A Uefa não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

Leia também:

US Open de tênis ocorrerá sem público em meio à pandemia

Segundo o plano, a competição, suspensa em março devido à pandemia de coronavírus, será retomada com os jogos de volta que restam para completar as oitavas de final, a serem disputados nos locais programados.

Então, a partir de 12 de agosto, jogos únicos das quartas de final serão disputados em Lisboa em quatro dias consecutivos, com as semifinais ocorrendo em 18 e 19 de agosto e a final em 23 de agosto na capital portuguesa.

O plano permite uma conclusão mais rápida da temporada do que o tradicional formato, com partidas de ida e volta em casa e fora.

Os jogos provavelmente ocorrerão nos dois maiores estádios de Lisboa, o Estádio da Luz, do Benfica, e o José Alvalade, do Sporting.

Os organizadores estão assumindo que os jogos serão disputados com portões fechados, mas se entende que a Uefa deixe a porta aberta para possíveis mudanças, caso as condições de saúde pública em Portugal permitam.

Istambul sediaria a decisão da Liga dos Campeões 2020, mas agora será o local da final de 2021.

Um formato semelhante será usado para decidir a competição da Liga Europa em estádios alemães.

Os jogos restantes das oitavas de final serão realizados em locais neutros na Alemanha, com os jogos a partir das quartas sendo disputados em Duisburg, Dusseldorf, Gelsenkirchen e Colônia.

A abertura tradicional da temporada europeia, a Supercopa da Uefa, deve ocorrer em Budapeste, no dia 24 de setembro.

Acompanhe Esportes nas Redes Sociais
Tópicos