Mascote da Pequim 2022 perde popularidade após fãs se decepcionarem com sua voz

O panda Bing Dwen Dwen era um favorito da torcida, até falar com a voz de um homem adulto

O mascote da competição, Bing Dwen Dwen, participou da abertura
O mascote da competição, Bing Dwen Dwen, participou da abertura COI

Yong XiongSimone McCarthyda CNN

Em Hong Kong

Ouvir notícia

O mascote olímpico da Pequim 2022, um panda divertido usando uma armadura de gelo, estava sendo uma das coisas favoritas das multidões nos Jogos Olímpicos – até que começou a falar.

Fãs do amado panda, conhecido como Bing Dwen Dwen, foram às redes sociais expressar sua revolta após o mascote ter falado com uma voz grossa e masculina em um programa da televisão estatal CCTV na terça-feira (8).

“Bing Dwen Dwen começou a falar. Eu fiquei tão desiludido”, disse um comentário no Weibo, a plataforma chinesa semelhante ao Twitter. Outros concordaram, dizendo que a voz era “nojenta” e que não conseguiram continuar assistindo.

Uma publicação reclamando da voz do mascote recebeu mais de 20 mil repostagens no Weibo.

Bing Dwen Dwen – ou melhor, um repórter em uma fantasia inflável de panda – estava entrevistando o esquiador chinês Yang Shuorui. No entanto, o conteúdo da entrevista ficou perdido na tempestade de revolta na internet.

A repercussão veio rápido e parece ter tomado a rede televisiva de surpresa – a CCTV promoveu o programa antes que fosse ao ar, mas o retirou do seu site na quarta-feira (9).

Os censores também tentaram acalmar as reclamações, banindo algumas hashtags no Weibo, como “Bing Dwen Dwen começou a falar”, mas não antes de muitos terem a chance de anunciar sua decepção.

“Eu fui machucado…quando abri [a plataforma de compras online] Taobao e quis comprar um chaveiro do Bing Dwen Dwen, eu pensei na voz de um homem de meia-idade”, disse um usuário das redes sociais.

“Eu não quero ouvir a voz de ‘tio’ do Bing Dwen Dwen. Ele é só um panda fofo”, disse outro.

O panda redondo ganhou o coração dos torcedores durante a Olimpíada, depois de ter sido visto dançando nas arquibancadas e animando as multidões olímpicas. Miniaturas de pelúcia do panda são presenteadas aos atletas vencedores, com a sensação do esqui Eileen Gu entre aqueles vistos segurando uma no pódio.

As mercadorias para o panda equipado para esportes na neve tem “vendido como água”, de acordo com a mídia estatal, com o comitê organizador de Pequim pedindo um aumento na produção para satisfazer os fãs.

Mas a popularidade do mascote pode sofrer um golpe após a última revolta, que levou até mesmo alguns usuários a checar o livro de regras para demonstrar que os mascotes olímpicos não podem falar sob as diretrizes do Comitê Olímpico Internacional, para manter um status de gênero neutro.

O Comitê Olímpico de Pequim teria supostamente assinado um contrato com o COI proibindo Bing Dwen Dwen de falar, de acordo com o veículo estatal chinês, o Diário da Procuradoria.

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Mais Recentes da CNN