Verstappen passa Hamilton na última volta e se consagra campeão da Fórmula 1

Holandês conquistou o primeiro título da carreira

Holandês Max Verstappen conquistou o Grande Prêmio de Abu Dhabi após ultrapassar Lewis Hamilton na última volta
Holandês Max Verstappen conquistou o Grande Prêmio de Abu Dhabi após ultrapassar Lewis Hamilton na última volta Getty Images

Tiago TortellaRaphael Coraccinida CNN

Em São Paulo

Ouvir notícia

O holandês Max Verstappen venceu o Grande Prêmio de Abu Dhabi ultrapassando Lewis Hamilton na última volta, e se consagrou campeão da Fórmula 1 pela primeira vez.

Durante toda a prova deste domingo (12), quem liderou foi o piloto inglês, mas um acidente com Nicholas Latif, da Williams, fez que o Safety Car entrasse na pista.

Com pneus mais conservados, Verstappen conseguiu ultrapassar Hamilton nos momentos finais.


Esse era o título mais disputado em 47 anos, sendo a segunda vez na história que um campeonato foi decidido na última corrida, com um empate entre os dois líderes. A primeira ocorreu em 1974, em uma disputa entre o Emerson Fittipaldi e Clay Reggazoni, na qual o brasileiro levou a melhor.

Hamilton, da Mercedes, e Max Verstappen, da Red Bull, estavam empatados com 369.5 pontos.

O piloto inglês é heptacampeão mundial, empatado com Michael Schumacher, e buscava se isolar como maior vencedor da categoria.

Emocionado, Verstappen disse que foi “inacreditável”, em entrevista aos repórteres da F1 ao final da prova.

“Meu time sabe que eu os amo. Posso estar com eles pelo resto da minha vida. Sem eles não poderia ter feito isso”, disse o holandês.

Em seguida, também em entrevista, Lewis Hamilton parabenizou Verstappen e disse que tanto ele quanto a Mercedes “deram tudo o que tinham”.

A prova foi disputada desde o primeiro momento, com o piloto inglês saindo da pista na primeira curva.

Na volta de número 20, Sergio Pérez, companheiro de Verstappen na Red Bull, trocou posições com Hamilton, mas o heptacampeão mundial conseguiu segurar a primeira colocação. Neste momento, o piloto holandês estava saindo do pit-stop.

A vitória parecia certa para Lewis Hamilton, que chegou a abrir 13 segundos de vantagem para Max. Porém, essa vantagem caiu por terra com a entrada do Safety Car, possibilitando a ultrapassagem na última volta.

Mais Recentes da CNN