Aston Martin e Honda iniciam parceria mirando revolução técnica na F1
Testes da nova parceria acontecem em Barcelona, no dia 26 de janeiro, antes do início do campeonato de 2026

O presidente executivo da Aston Martin, Lawrence Stroll, afirmou nesta terça-feira que a equipe está prestes a iniciar uma “jornada de desenvolvimento” às vésperas da maior reformulação técnica da Fórmula 1 em décadas.
Em Tóquio, durante um evento de lançamento da parceria entre a Aston Martin e a Honda, Stroll demonstrou otimismo com a nova unidade de potência, mas reconheceu que a equipe só terá uma noção real de competitividade quando os carros forem à pista.
"Estamos todos aqui aguardando ansiosamente para ir à pista e realmente não acho que teremos a resposta para essa pergunta antes de chegarmos a Melbourne", disse.
"E mesmo quando chegarmos a Melbourne, essas regras e regulamentos vão vigorar por cinco anos".
Nova era na Fórmula 1
A Fórmula 1 entra em uma nova era de motores na próxima temporada, acompanhada de mudanças no regulamento técnico. O campeonato passará a contar com carros mais finos e leves, além de uma divisão de 50% entre o motor de combustão interna — utilizando combustível sustentável — e a energia elétrica.
Os testes começam a portas fechadas em Barcelona, no dia 26 de janeiro, antes do início do campeonato de 2026, marcado para o Grande Prêmio da Austrália, em Melbourne, no começo de março.
Durante o evento, a Honda apresentou oficialmente a nova unidade de potência para a temporada de 2026, marcando o início do acordo exclusivo de fornecimento com a Aston Martin.
"Haverá problemas de confiabilidade, haverá todo tipo de situação. Haverá muitos desafios a serem enfrentados, mas estamos muito positivos", afirmou Stroll, acrescentando que acredita ser a primeira vez na história da Fórmula 1 que as equipes enfrentam simultaneamente um novo chassi e uma nova unidade de potência.
Aston Martin e Honda
A Aston Martin inicia a temporada como equipe de fábrica da Honda e com o novo chefe de equipe, Adrian Newey, liderando o projeto do carro.
O CEO da Honda, Toshihiro Mibe, disse acreditar que a tecnologia de eletrificação se tornou ainda mais importante neste ano para alcançar vitórias, considerando o uso da parte elétrica do motor.
"Queremos mostrar que a tecnologia da Honda é de classe mundial, mesmo na era da eletrificação", afirmou.
Já o diretor de estratégia da Aston Martin, Andy Cowell, destacou que Honda e Aston Martin estabeleceram metas ambiciosas e já estão avançadas nos testes de validação.
"Queremos vencer. Mas entendemos que a Fórmula 1 é o ápice do automobilismo", disse.
"É realmente empolgante. Reunir um carro Aston Martin Honda projetado por Adrian Newey é algo que todos estão aproveitando intensamente", finalizou.



