Bortoleto: ex-chefe de equipe critica “escolha infeliz” e cita Schumacher
Franz Tost acredita que filho da lenda alemã é mais experiente que o jovem brasileiro para a Fórmula 1
O brasileiro Gabriel Bortoleto foi confirmado pela Sauber como piloto titular e vai disputar a Fórmula 1 de 2025 ao lado do alemão Nico Hülkenberg. Mas a decisão da equipe parece não ter agradado a todos do mundo do automobilismo.
Ex-chefe da RB, equipe secundária da Red Bull, Franz Tost vê a chegada do piloto brasileiro como “extremamente infeliz”. Para reforçar sua opinião, usou como exemplo as performances de Colapinto e Bearman no GP de São Paulo.
“Oliver Bearman saiu da pista com frequência e parecia sobrecarregado. Franco Colapinto teve dois acidentes graves. Isso custou milhões para a Williams. Do ponto de vista político, também seria uma decisão extremamente infeliz (escolher Bortoleto)”, disse Tost para o F1 Insider.
Gabriel Bortoleto é o líder da Fórmula 2 e atual campeão da Fórmula 3. Mesmo com currículo vitorioso, o ex-chefão “ignorou” os feitos do brasileiro e acredita que Mick Schumacher seria uma opção mais válida
“Mick ainda é jovem e venceu as duas principais categorias de base, algo que Bortoleto ainda não alcançou. Além disso, ele é muito rápido, melhorou constantemente durante seus dois anos com a Haas e agora, em seu papel como piloto de testes, tem muita experiência em quilometragem com os carros atuais da Fórmula 1”, finalizou.
Elogiado por pilotos
Se para o ex-chefão da RB Bortoleto não é a melhor escolha, para alguns pilotos o brasileiro tem tudo para fazer sucesso na principal categoria do autolobilismo. No último domingo (3), o atual líder da Fórmula 1, Max Verstappen, rasgou elogios.
“Se eu fosse a Sauber, já o teria contratado”, disse o piloto holandês antes do Grande Prêmio de São Paulo, em Interlagos.
“Especialmente se esse for o futuro, você sabe, jovens pilotos. E 2026, uma grande mudança nas regras. É sempre bom se acostumar com uma equipe por um ano, cometer seus erros aqui e ali, se integrar bem, entender um pouco o carro”, completou.
Oscar Piastri, da McLaren, que ganhou o título da F3 em 2020 e da F2 em 2021, mas teve que esperar um ano antes de conseguir uma vaga na F1, concordou que Bortoleto merecia estar no grid da F1 no ano que vem.
“Acho que ele está fazendo um trabalho impressionante. Tenho experiência pessoal com a dor de não conseguir uma vaga. Então, para o bem dele, espero que ele não tenha que passar por isso”, disse o australiano.