F1: Calor extremo leva FIA a ativar protocolo inédito para GP da Áustria
Temperaturas acima de 31°C devem marcar o fim de semana em Spielberg e obrigam equipes a adaptar os carros para proteger os pilotos

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) declarou risco de calor para o Grande Prêmio da Áustria, disputado neste fim de semana no circuito de Spielberg. É a primeira vez na temporada 2026 da Fórmula 1 que o protocolo é acionado.
Segundo o diretor de prova, Rui Marques, a previsão oficial do tempo aponta temperaturas superiores a 31°C durante as atividades no Red Bull Ring.
Com a ativação do alerta, as equipes são obrigadas a instalar sistemas de resfriamento para os pilotos, como coletes refrigerados por líquido. Apesar disso, os pilotos não são obrigados a utilizar o equipamento durante a corrida. Caso optem por não usá-lo, podem compensar o peso adicional previsto no regulamento com lastro no carro.
A FIA também aumenta o peso mínimo permitido dos carros para acomodar os componentes necessários ao sistema de refrigeração.
A designação de risco de calor foi introduzida no regulamento da Fórmula 1 em 2025. A primeira aplicação ocorreu no Grande Prêmio de Singapura, em outubro do ano passado. Na sequência, o protocolo também foi utilizado no GP dos Estados Unidos, disputado em Austin, no mesmo mês.
A corrida deste domingo será a oitava etapa da temporada. O líder do campeonato é o jovem italiano Kimi Antonelli, de 19 anos, que ocupa a primeira colocação na classificação de pilotos.


