GP da Bélgica: Antonelli é pole e Bortoleto garante melhor posição em 2026
Líder do campeonato mundial de pilotos garante mais uma pole position e largará na frente neste domingo (19); veja grid completo

Kimi Antonelli não deu brecha para surpresas e conquistou a pole position do GP da Bélgica, no circuito de Spa-Francorchamps, neste sábado (18).
O líder do campeonato de pilotos fez uma ótima volta e superou Lando Norris, seu companheiro de equipe George Russell e as Ferraris.
O brasileiro Gabriel Bortoleto também teve um bom desempenho e conquistou sua melhor posição de largada na temporada: o oitavo lugar. Apesar de ter terminado a classificação na 9ª colocação, Bortoleto foi beneficiado pelas punições aplicadas a Norris e Isack Hadjar, que perderão posições no grid para a corrida deste domingo (19).
Veja grid completo
- 1º Kimi Antonelli (Mercedes)
- 2º Max Verstappen (Red Bull)
- 3º Lando Norris (McLaren) *PUNIDO COM 10 POSIÇÕES*
- 4º George Russell (Mercedes)
- 5º Charles Leclerc (Ferrari)
- 6º Lewis Hamilton (Ferrari)
- 7º Oscar Piastri (McLaren)
- 8º Arvid Lindblad (Racing Bulls)
- 9º Gabriel Bortoleto (Audi)
- 10º Isack Hadjar (Red Bull) *PUNIDO COM 3 POSIÇÕES*
- 11° Liam Lawson (Racing Bulls)
- 12º Pierre Gasly (Alpine)
- 13º Franco Colapinto (Alpine)
- 14º Nico Hulkenberg (Audi)
- 15º Carlos Sainz (Williams)
- 16º Ollie Bearman (Haas)
- 17º Alexander Albon (Williams)
- 18º Esteban Ocon (Haas)
- 19º Valtteri Bottas (Cadillac)
- 20º Sergio Perez (Cadillac)
- 21º Fernando Alonso (Aston Martin)
- 22º Lance Stroll (Aston Martin)
Q3
Kimi Antonelli abriu a última parte do treino com uma volta perfeita, mas Lando Norris assustou com um ótimo tempo e assumiu a primeira colocação temporariamente. No fim, porém, o resultado não teve grande impacto por conta da punição que o britânico recebeu.
O cronômetro foi interrompido a 6min06s do fim da sessão devido à brita lançada na pista pelos carros. Os fiscais precisaram realizar a limpeza do traçado.
Após a bandeira verde e o retorno dos carros à pista, Verstappen conseguiu emplacar uma ótima volta, mas, segundos depois, Antonelli retomou a liderança e não a perdeu mais.
Q2
A vantagem das Red Bulls na frente durou apenas na primeira parte do treino. Kimi Antonelli reagiu, e Charles Leclerc voltou a aparecer. Os dois terminaram como líder e vice-líder, respectivamente, do Q2.
Bortoleto novamente fez uma boa volta e avançou ao Q3, enquanto seu companheiro de equipe, Nico Hulkenberg, acabou eliminado. O alemão, inclusive, parou na pista após o fim do cronômetro. A Audi informou que o piloto teve um problema de vazamento hidráulico.
Os eliminados foram Lawson, Gasly, Colapinto, Hulkenberg, Sainz e Bearman.
Q1
Com as Mercedes atrás, Verstappen e Hadjar, com voltas mais rápidas, ficaram à frente. Lando Norris, da McLaren, foi quem registrou o melhor tempo.
Gabriel Bortoleto também teve um bom desempenho e, com uma ótima primeira volta, garantiu sua classificação ao Q2. Tanto que nem precisaria retornar à pista, mas voltou e acabou gastando um jogo de pneus.
Albon, Ocon, Bottas, Pérez, Alonso e Stroll foram os eliminados na primeira parte da classificação.


