
Jovens pilotos brasileiros vivem imersão na Nascar dos Estados Unidos
Programa “Driver Development” oferece aprendizado e experiências na principal categoria de automobilismo de turismo do mundo

Com o propósito de incentivar a nova geração de pilotos do país, a Nascar Brasil desenvolveu o programa “Driver Development”, que oferece aos participantes uma verdadeira imersão no universo da Nascar, principal categoria do automobilismo de turismo mundial.
Cinco jovens brasileiras estão vivendo essa experiência em Charlotte (EUA): Gui Backers, Felipinho Tozzo, Alfredinho Ibiapina, Tito Giaffone e Victor Andrade. Os nomes foram escolhidos após uma seleção nacional que avaliou as habilidades dos competidores.
O grupo é liderado por Gabriel Casagrande, piloto multicampeão no Brasil e com passagem internacional pela própria Nascar.
Durante o programa, os participantes realizam testes em circuitos ovais, símbolo da categoria, além de receber instruções de chefes de equipe e executivos da Nascar.
Também visitam o centro de tecnologia e desenvolvimento, o hall da fama e o escritório central da organização. Para fechar a imersão, os pilotos acompanharão a etapa de Talladega, neste fim de semana, dias 18 e 19 vivenciando de perto os bastidores de uma corrida oficial.
Fase decisiva da temporada 2025
A Nascar Brasil se aproxima do encerramento da temporada, restando duas etapas para definir o campeão de 2025. Rubens Barrichello lidera a classificação com 205 pontos, seguido de Thiago Camilo, com 172.
Na terceira posição aparece Galid Osman (148), enquanto Vitor Genz e Léo Torres vêm logo atrás, com 140 e 129 pontos, respectivamente. Cacá Bueno ocupa o sexto lugar, somando 118 pontos.
A disputa promete fortes emoções nas provas do Velocitta, em 1 e 2 de novembro, e de Interlagos, nos dias 6 e 7 de dezembro.
A categoria conta com o patrocínio de Petrobrás, Pirelli, Karter e Frum, e tem Chevrolet e Ford como montadoras oficiais. Já as marcas Sparco, Militec1, Servitc, Nano4you, Tecpads, Zanoello e Graxa figuram entre os fornecedores oficiais da competição.