Presidente de Ruanda anuncia candidatura para sediar prova da Fórmula 1
Último Grande Prêmio disputado no continente africano aconteceu em 1993
O presidente de Ruanda, Paul Kagame, anunciou nesta sexta-feira (13) a candidatura de seu país para sediar uma corrida de Fórmula 1, antes de uma cerimônia de premiação na capital Kigali, que entregará o troféu de campeão a Max Verstappen pelo quarto ano consecutivo.
A Fórmula 1 não corre na África desde o último Grande Prêmio da África do Sul, realizado em Kyalami, ao norte de Joanesburgo, em 1993.
“Estou feliz em anunciar formalmente que Ruanda está tentando trazer a emoção das corridas de volta à África ao sediar um Grande Prêmio de Fórmula 1”, disse Kagame em discurso de abertura na Assembleia Geral da FIA.
“Um grande obrigado ao [executivo-chefe da Fórmula 1] Stefano [Domenicali] e a toda a equipe da F1, pelo bom progresso em nossas discussões até agora.”
Domenicali disse em agosto que Ruanda queria sediar uma corrida em circuito permanente.
Relatos da mídia dizem que a pista, a ser projetada por uma empresa dirigida pelo ex-piloto austríaco de F1 Alexander Wurz, estaria localizada perto de um novo aeroporto internacional em construção em Bugesera, a cerca de 40 km de Kigali.