CNN Esportes

Verstappen brilha, supera Piastri e largará na pole do GP da Arábia Saudita

Atividade ficou marcada pelo acidente de Lando Norris, líder do Mundial de Pilotos

Leonardo Parrela, da Itatiaia
Max Verstappen, da Red Bull Racing, durante treino classificatório para o GP da Arábia Saudita
Max Verstappen, da Red Bull Racing, durante treino classificatório para o GP da Arábia Saudita  • Gabriel BOUYS/AFP
Compartilhar matéria

O holandês Max Verstappen, da Red Bull Racing, brilhou no treino classificatório para o Grande Prêmio da Arábia Saudita de Fórmula 1. Com uma volta praticamente perfeita, o piloto foi 10 milésimos de segundo mais rápido que Oscar Piastri, da McLaren, e conquistou a pole position para a corrida.

O treino ficou marcado pelo erro de Lando Norris, da McLaren, na última parte da classificação. O piloto britânico, líder do Mundial de Pilotos, errou, bateu o carro no muro e largará em 10º lugar.

George Russell (Mercedes), Charles Leclerc (Ferrari), Kimi Antonelli (Mercedes), Carlos Sainz (Williams), Lewis Hamilton (Ferrari), Yuki Tsonoda (RBR) e Pierre Gasly (Alpine) completaram os 10 mais bem colocados.

O Grande Prêmio da Arábia Saudita será neste domingo (20), às 14h (de Brasília).

Bortoleto não passou do Q1

O brasileiro Gabriel Bortoleto seguiu com dificuldades guiando a Sauber. O piloto rodou durante a sessão classificatória e vai largar em 20º lugar. O companheiro de equipe de Gabriel, Nico Hulkenberg, largará em 18º.

“Foi bem ruim, sendo bem sincero. O que conta é o último set (de pneus), cometi um erro na curva 1. Sabia que precisava de uma volta boa, peguei o vácuo do Max e cheguei rápido na reta. Não consegui parar o carro a tempo, perdi a traseira e rodei na curva 1", disse à “Band”.

Lance Stroll (Aston Martins) foi o 16º, Jack Doohan (Alpine) o 17º e Ocon (Haas) o 19º, ficando de fora também na primeira etapa do qualificatório.

Hamilton no limite

A segunda parte do treino contou com uma disputa acirrada para garantir uma vaga entre os 10 primeiros. Alex Albon (Williams), Lewis Hamilton (Ferrari), Pierre Gasly (Alpine) e Carlos Sainz (Williams) brigaram pela última vaga na fase final.

Hamilton se deu melhor e, por sete milésimos de segundo, foi mais rápido que Alex Albon. O britânico ficou em 10º lugar e seguiu para o Q3, eliminando o tailandês. Além de Albon, Lawson (Racing Bulls), Fernando Alonso (Aston Martin), Isack Hadjar (Racing Bulls) e Oliver Bearman (Haas) ficaram de fora no Q2.

Na parte da frente Norris, Verstappen e Piastri brigavam pelo tempo mais rápido. George Russell e Kimi Antonelli, da Mercedes, garantiram vaga com tranquilidade.

Norris erra e fica sem a pole

Faltavam pouco menos de 10 minutos quando o treino foi paralisado por uma bandeira vermelha. Lando Norris, da McLaren, avançou sobre uma zebra e perdeu o controle do carro. O resultado foi a McLaren do britânico no muro e ele sem condições de lutar pela pole.

Quando a pista foi liberada, Piastri tomou a ponta com uma boa volta a bordo da McLaren. No entanto, no último instante, Max Verstappen ‘tirou um coelho da cartola’, fez uma volta praticamente perfeita e conquistou a pole position.

Acompanhe Esportes nas Redes Sociais